DESVELANDO O USO DE TERMOS CIENTÍFICOS EM XAMPUS

POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ORGÂNICAS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1072

Palavras-chave:

Cultura científica, Química, Dermatologia, rótulos

Resumo

A interpretação de termos científicos explicitados em rótulos de produtos industrializados representa uma tarefa complexa, pois requer a habilidade de relacionar conceitos científicos com sua aplicação prática. No entanto, esse exercício desafiador desempenha um papel crucial ao fomentar uma reflexão mais ampla sobre a presença da Ciência no contexto social. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo a análise da coerência de termos científicos presentes em rótulos de xampus, bem como a proposição de estratégias pedagógicas que possam contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Ciências orientado para uma perspectiva crítica. Para atingir esse propósito, optamos por adotar uma abordagem metodológica qualitativa exploratória. Nesse sentido, realizamos uma análise dos termos ácido salicílico, piroctona olamina, proteína do trigo, óleo de coco e pantenol. Para embasar nossa análise, recorremos a informações provenientes de artigos científicos que avaliam a eficácia desses componentes na resolução de problemas capilares, tais como dermatite seborreica e psoríase. Ao término deste estudo, apresentamos propostas que têm como objetivo fomentar uma abordagem crítica do conhecimento científico, capacitando os estudantes a compreender não apenas os produtos em questão, mas também a Ciência que está por trás deles.

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Biografia do Autor

João Victor Nunes Durço, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá.

Rafaelle Bonzanini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Química pela UNICAMP. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão.

Adriano Lopes Romero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências pela UNIOESTE. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão.

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Publicado

2024-11-13

Como Citar

Durço, J. V. N., Bonzanini, R., & Romero, A. L. (2024). DESVELANDO O USO DE TERMOS CIENTÍFICOS EM XAMPUS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ORGÂNICAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–26. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1072

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