ENTRELAÇANDO HISTÓRIAS, TECENDO MEMÓRIAS A PARTIR DE OBJETOS DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR

Visualizações: 210

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.714

Palabras clave:

Cultura material

Resumen

Este ensaio insere-se na área da História da Educação, especificamente na História das Instituições Escolares, que se constitui em fértil campo de investigações nas últimas décadas. Buscou-se elementos da cultura material escolar de uma instituição de ensino localizada na cidade de Caxias, estado do Maranhão. O Colégio São José é uma escola confessional e filantrópica, que compõe a Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas no Brasil. Como percurso metodológico adotou-se a pesquisa documental, a partir de registros fotográficos do acervo material da instituição de ensino. O corpus documental da pesquisa foi analisado segundo pressupostos teórico-metodológico da vertente da História Cultural, que se manifesta plural em seus objetos, fontes e abordagens. A pesquisa evidenciou os usos dos objetos utilizados na escola, conferindo-lhe contornos dos modos de organização e das dinâmicas da escola.

Palavras-chave: Instituições escolares; História; Cultura material.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliane de Sousa Almeida, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Caxias.

Eurize Caldas Pessanha, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora sênior, credenciada como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Citas

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Diário de campo: a antropologia como alegoria. São Paulo: Brasiliense, 1982.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: Difel, 2001.

EVELINA GRUNBERG. Manual de atividades práticas de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, 2007.

GATTI JÚNIOR, Décio; GISELI CRISTINA DO VALE, Gatti. A história das instituições escolares em revista: fundamentos conceituais, historiografia e aspectos da investigação recente. Revista Educativa, Goiânia, v. 18, n. 2, p.327-359, jul./dez. 2015.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

HELENA PALMA. Os materiais didáticos utilizados no processo de ensino aprendizagem de conteúdos matemáticos na escola primária (séculos XIX-XX). In: MARIA JOÃO MOGARRO. (Coord). Educação e Património Cultural: escolas, objetos e práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, p.130-157, 2013.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, p.9-43, jan/jun. 2001.

LIMA, Albert. História do Colégio São José. Timon: Grafiset, 1997.

LÔBO, Libâneo da Costa. Quinteto. Rio de Janeiro: Grafset, 2003.

MAGALHÃES, Justino. Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História. São Paulo, n. 10, dez. 1993, pp. 7-28.

NOSELLA, Paolo; ESTER BUFFA. As pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação. EccoS Revista Científica, vol. 7, núm. 2, julho-dezembro, 2005, pp. 351-368. Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.421

NOSELLA, Paolo; ESTER BUFFA. Instituições escolares: por que e como pesquisar. 2. ed. Campinas/SP: Alínea, 2013.

ROSA DE FÁTIMA SOUZA. História da cultura material escolar. In: BENCOSTTA, Marcus Levy Albino (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Historia de la educación e historia cultural. In: Revista Brasileira de Educação. ANPED, n. 0, p. 63-82, Set-Dez/1995.

Publicado

2023-08-31

Cómo citar

Almeida, E. de S., & Caldas Pessanha, E. (2023). ENTRELAÇANDO HISTÓRIAS, TECENDO MEMÓRIAS A PARTIR DE OBJETOS DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(4), 285–301. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.714

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.