HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CEDUP TIMBÓ
DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A CULTURA ESCOLAR
Visualizações: 104DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.708Palabras clave:
Educação Profissional e Tecnológica; Memória da EPT, História de instituição escolar; Cultura escolar; CEDUP Timbó.Resumen
Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento que investiga a história da implantação do Centro de Educação Profissional Timbó (CEDUP Timbó), nos anos de 2000 a 2004, sob a perspectiva da cultura escolar. O CEDUP Timbó é uma escola pública, vinculada e mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, que oferece educação profissional de nível médio, nas formas concomitante e subsequente. Neste artigo apresenta-se parte da fundamentação teórica voltada para cultura escolar no estudo da história das instituições escolares. Busca-se compreender as possíveis interferências sociais e políticas que esta escola sofreu no período de sua implantação no município de Timbó. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental sobre Educação Profissional. O objetivo é compreender as possíveis influências que levaram à implantação dessa escola, sob a perspectiva da cultura escolar. Parte dos resultados obtidos apontam que um dos possíveis motivos da implantação do CEDUP, foi a ênfase na descentralização administrativa adotada pelo Governo do Estado de Santa Catarina e amparada na Lei Complementar n.243, de 2003 . Além disso, interesses da comunidade local culminaram esforços políticos municipais na instauração de uma escola profissionalizante.
Descargas
Citas
BRASIL, RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578 Acesso em: 14 de ago.2022
CASTRO et al., História Socioespacial Do Trabalho No Brasil, Educação Profissional E Tecnológica e a Questão Regional. Revista Labor, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em:
https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55371/1/2020_art_cacastrorlpl%c3%a1cido.pdf. Acesso em 18 jun.2022.
CEDUP Timbó, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEDUP TIMBÓ, 2022. Acervo Escolar.
FERREIRA, Cristina; KOEPSEL, Daniel Fabrício. Representações da cidade: discussões sobre a história de Timbó Blumenau: Edifurb; Timbó: Fundação Cultural, 2008.
GIL, Antônio Carlos, Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo : Atlas, 2002.
JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira De História Da Educação, v.1,n. 1 [1], p. 9-43, 2001. Disponível em:
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em 01 Jul.2022.
MATTEI, Lauro. Mudanças recentes na política de descentralização do estado em Santa Catarina. Revista Política e Planejamento Regional.Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, julho/ dezembro 2016, p. 243 a 262. ISSN 2358-4556.
MORAES, R.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3ª ed. rev. e ampl. Ijuí. Ed.Unijuí. 2016.
PLACIDO, R.L.; SHIRLEY BENKENDORF,.K.J.; DENISE TODOROV,M. Porosidade e Permeabilidade: Uma abordagem mesoanalítica na história das instituições escolares a partir da cultura escolar. Revista Metodologia e Aprendizado, [S.I.], v. 4, p. 183-196, 2021. DOI: 10.21166/metapre. v4i.2221. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.21166/metapre.v4i.2221
https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/2221 Acesso em 02 jun.2022.
SANTA CATARINA, Constituição do Estado de Santa Catarina, 1989. Diário da Assembleia Legislativa nº 3.306 de 19/10/1989 Disponível em:
http://leis.alesc.sc.gov.br/html. Acesso em 01 de jun.2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.