Políticas Públicas de Destinación de los Residuos Domésticos

El Caso del Municipio de São Borja Você disse: Os resíduos sólidos domiciliares são pauta de extrema preocupação e gravidade no Brasil inteiro. Esse trabalho teve como objetivo geral conhecer a destinação atual dos resíduos sólidos domiciliares do município de São Borja/RS, buscando especificamente contribuir para a conscientização da população, expondo a importância do destino adequado dos resíduos domiciliares, e as consequências do descarte inadequado dos resíduos sólidos domésticos para o meio ambiente de São Borja. Com base nas pesquisas bibliográficas e nas legislações vigentes constatou-se que apesar de haver leis, normas e decretos federais, estaduais e municipais que enfatizam a importância da educação ambiental como ferramenta de conscientização, sua aplicabilidade deixa a desejar, conforme foi possível comprovar através das observações sistematizadas, foram analisados desde a coleta dos resíduos nas ruas do município, e o local onde ficam depositados os resíduos antes de serem destinados ao município de Giruá/RS. Desta forma, foi então proposto à Secretaria Municipal de Educação de São Borja uma parceria para a realização de um programa de extensão e do 1° Seminário de Meio Ambiente de São Borja direcionado exclusivamente para os professores e gestores da rede municipal de educação com discurso técnico e informativo, curso de Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino com palestras pedagógicas e oficinas, execução de palestras educativas referente à separação e descarte e destinação final ambientalmente correta dos resíduos domiciliares do município, para todos os alunos das educação básica matriculados nas 11 Escolas Municipais de Ensino Fundamental existentes na zona urbana do município, e a realização de atividades lúdicas (contação de histórias e brincadeiras interativas) para os alunos nas 11 Escolas Municipais de Educação Infantil, de forma que estimulem a conscientização das crianças desde as séries iniciais. Com a execução das atividades propostas, os objetivos de conscientização da comunidade escolar foram atingidos, constado isso através da participação e do engajamento dos alunos e professores, assim como gestores da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. De maneira formal, foi solicitado o preenchimento de formulários de avaliação distribuídos a todas as escolas participantes, sendo posteriormente entregues no setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação para avaliação do trabalho desenvolvido, considerando críticas e sugestões para execuções futuras. O ChatGPT disse: ChatGPT Household solid waste is a matter of extreme concern and seriousness throughout Brazil. The general objective of this study was to understand the current disposal of household solid waste in the municipality of São Borja/RS, specifically aiming to contribute to public awareness by exposing the importance of proper waste disposal and the consequences of improper disposal for the environment in São Borja. Based on bibliographic research and current legislation, it was found that although there are federal, state, and municipal laws, norms, and decrees emphasizing the importance of environmental education as a tool for raising awareness, their applicability is lacking, as demonstrated by the systematized observations. The study analyzed the waste collection process in the municipality’s streets and the location where waste is stored before being sent to the municipality of Giruá/RS. Therefore, a partnership proposal was made to the Municipal Education Department of São Borja for the implementation of an extension program and the 1st Environmental Seminar of São Borja, specifically targeted at teachers and administrators in the municipal education network, with technical and informative content, a Continuing Education course for municipal school teachers with pedagogical lectures and workshops, educational lectures on waste separation, disposal, and environmentally correct final disposal for all students enrolled in the 11 Municipal Elementary Schools in the urban area, and the implementation of interactive storytelling and play activities for students in the 11 Municipal Early Childhood Education Schools, aiming to raise awareness from early childhood. With the execution of the proposed activities, the objectives of raising awareness within the school community were achieved, as evidenced by the participation and engagement of students, teachers, and managers from the Municipal Education Department and the Agriculture and Environment Department. Formally, evaluation forms were distributed to all participating schools, later submitted to the pedagogical department of the Municipal Education Department for assessment, considering feedback and suggestions for future initiatives. Los residuos sólidos domésticos son un tema de extrema preocupación y gravedad en todo Brasil. Este trabajo tuvo como objetivo general conocer la disposición actual de los residuos sólidos domésticos en el municipio de São Borja/RS, buscando específicamente contribuir a la concienciación de la población, exponiendo la importancia del destino adecuado de los residuos domésticos y las consecuencias del descarte inadecuado de los residuos sólidos domésticos para el medio ambiente de São Borja. Con base en la investigación bibliográfica y las legislaciones vigentes, se constató que, a pesar de la existencia de leyes, normas y decretos federales, estatales y municipales que enfatizan la importancia de la educación ambiental como herramienta de concienciación, su aplicabilidad deja mucho que desear, tal como se pudo comprobar a través de las observaciones sistematizadas. Se analizaron desde la recolección de los residuos en las calles del municipio hasta el lugar donde se almacenan antes de ser enviados al municipio de Giruá/RS. De esta forma, se propuso a la Secretaría Municipal de Educación de São Borja una asociación para la realización de un programa de extensión y del 1er Seminario de Medio Ambiente de São Borja, dirigido exclusivamente a los docentes y gestores de la red municipal de educación, con un enfoque técnico e informativo, un curso de Formación Continua para los profesores de la red municipal con conferencias pedagógicas y talleres, la ejecución de conferencias educativas sobre la separación, el descarte y la disposición final ambientalmente correcta de los residuos domésticos del municipio, para todos los estudiantes matriculados en las 11 Escuelas Municipales de Educación Primaria existentes en la zona urbana del municipio, y la realización de actividades lúdicas (cuentacuentos y juegos interactivos) para los estudiantes en las 11 Escuelas Municipales de Educación Infantil, con el fin de fomentar la concienciación desde las primeras etapas escolares. Con la ejecución de las actividades propuestas, se lograron los objetivos de concienciación de la comunidad escolar, como se evidenció a través de la participación y el compromiso de estudiantes, profesores y gestores de la Secretaría Municipal de Educación y la Secretaría de Agricultura y Medio Ambiente. Formalmente, se solicitó el llenado de formularios de evaluación distribuidos a todas las escuelas participantes, los cuales fueron entregados posteriormente al sector pedagógico de la Secretaría Municipal de Educación para evaluar el trabajo desarrollado, considerando críticas y sugerencias para futuras ejecuciones.

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Autores/as

  • Zenilda Machado Garcia Universidad Federal de Pampa
  • Carmen Regina Dorneles Nogueira Universidad Federal de Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v1i1.6

Palabras clave:

Políticas Públicas, Residuos Sólidos, São Borja, Concienciación

Resumen

Los residuos sólidos domésticos son un tema de extrema preocupación y gravedad en todo Brasil. Este trabajo tuvo como objetivo general conocer la disposición actual de los residuos sólidos domésticos en el municipio de São Borja/RS, buscando específicamente contribuir a la concienciación de la población, exponiendo la importancia del destino adecuado de los residuos domésticos y las consecuencias del descarte inadecuado de los residuos sólidos domésticos para el medio ambiente de São Borja. Con base en la investigación bibliográfica y las legislaciones vigentes, se constató que, a pesar de la existencia de leyes, normas y decretos federales, estatales y municipales que enfatizan la importancia de la educación ambiental como herramienta de concienciación, su aplicabilidad deja mucho que desear, tal como se pudo comprobar a través de las observaciones sistematizadas. Se analizaron desde la recolección de los residuos en las calles del municipio hasta el lugar donde se almacenan antes de ser enviados al municipio de Giruá/RS. De esta forma, se propuso a la Secretaría Municipal de Educación de São Borja una asociación para la realización de un programa de extensión y del 1er Seminario de Medio Ambiente de São Borja, dirigido exclusivamente a los docentes y gestores de la red municipal de educación, con un enfoque técnico e informativo, un curso de Formación Continua para los profesores de la red municipal con conferencias pedagógicas y talleres, la ejecución de conferencias educativas sobre la separación, el descarte y la disposición final ambientalmente correcta de los residuos domésticos del municipio, para todos los estudiantes matriculados en las 11 Escuelas Municipales de Educación Primaria existentes en la zona urbana del municipio, y la realización de actividades lúdicas (cuentacuentos y juegos interactivos) para los estudiantes en las 11 Escuelas Municipales de Educación Infantil, con el fin de fomentar la concienciación desde las primeras etapas escolares. Con la ejecución de las actividades propuestas, se lograron los objetivos de concienciación de la comunidad escolar, como se evidenció a través de la participación y el compromiso de estudiantes, profesores y gestores de la Secretaría Municipal de Educación y la Secretaría de Agricultura y Medio Ambiente. Formalmente, se solicitó el llenado de formularios de evaluación distribuidos a todas las escuelas participantes, los cuales fueron entregados posteriormente al sector pedagógico de la Secretaría Municipal de Educación para evaluar el trabajo desarrollado, considerando críticas y sugerencias para futuras ejecuciones.

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Biografía del autor/a

Zenilda Machado Garcia, Universidad Federal de Pampa

Universidad Federal de Pampa

Carmen Regina Dorneles Nogueira, Universidad Federal de Pampa

Universidad Federal de Pampa

Citas

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WALDMAN, Maurício. Lixo: Cenários e Desafios: Abordagens Básicas para Entender os Resíduos Sólidos. São Paulo: Cortez, 2010.

Publicado

2021-05-05

Cómo citar

Garcia, Z. M., & Nogueira, C. R. D. (2021). Políticas Públicas de Destinación de los Residuos Domésticos: El Caso del Municipio de São Borja Você disse: Os resíduos sólidos domiciliares são pauta de extrema preocupação e gravidade no Brasil inteiro. Esse trabalho teve como objetivo geral conhecer a destinação atual dos resíduos sólidos domiciliares do município de São Borja/RS, buscando especificamente contribuir para a conscientização da população, expondo a importância do destino adequado dos resíduos domiciliares, e as consequências do descarte inadequado dos resíduos sólidos domésticos para o meio ambiente de São Borja. Com base nas pesquisas bibliográficas e nas legislações vigentes constatou-se que apesar de haver leis, normas e decretos federais, estaduais e municipais que enfatizam a importância da educação ambiental como ferramenta de conscientização, sua aplicabilidade deixa a desejar, conforme foi possível comprovar através das observações sistematizadas, foram analisados desde a coleta dos resíduos nas ruas do município, e o local onde ficam depositados os resíduos antes de serem destinados ao município de Giruá/RS. Desta forma, foi então proposto à Secretaria Municipal de Educação de São Borja uma parceria para a realização de um programa de extensão e do 1° Seminário de Meio Ambiente de São Borja direcionado exclusivamente para os professores e gestores da rede municipal de educação com discurso técnico e informativo, curso de Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino com palestras pedagógicas e oficinas, execução de palestras educativas referente à separação e descarte e destinação final ambientalmente correta dos resíduos domiciliares do município, para todos os alunos das educação básica matriculados nas 11 Escolas Municipais de Ensino Fundamental existentes na zona urbana do município, e a realização de atividades lúdicas (contação de histórias e brincadeiras interativas) para os alunos nas 11 Escolas Municipais de Educação Infantil, de forma que estimulem a conscientização das crianças desde as séries iniciais. Com a execução das atividades propostas, os objetivos de conscientização da comunidade escolar foram atingidos, constado isso através da participação e do engajamento dos alunos e professores, assim como gestores da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. De maneira formal, foi solicitado o preenchimento de formulários de avaliação distribuídos a todas as escolas participantes, sendo posteriormente entregues no setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação para avaliação do trabalho desenvolvido, considerando críticas e sugestões para execuções futuras. O ChatGPT disse: ChatGPT Household solid waste is a matter of extreme concern and seriousness throughout Brazil. The general objective of this study was to understand the current disposal of household solid waste in the municipality of São Borja/RS, specifically aiming to contribute to public awareness by exposing the importance of proper waste disposal and the consequences of improper disposal for the environment in São Borja. Based on bibliographic research and current legislation, it was found that although there are federal, state, and municipal laws, norms, and decrees emphasizing the importance of environmental education as a tool for raising awareness, their applicability is lacking, as demonstrated by the systematized observations. The study analyzed the waste collection process in the municipality’s streets and the location where waste is stored before being sent to the municipality of Giruá/RS. Therefore, a partnership proposal was made to the Municipal Education Department of São Borja for the implementation of an extension program and the 1st Environmental Seminar of São Borja, specifically targeted at teachers and administrators in the municipal education network, with technical and informative content, a Continuing Education course for municipal school teachers with pedagogical lectures and workshops, educational lectures on waste separation, disposal, and environmentally correct final disposal for all students enrolled in the 11 Municipal Elementary Schools in the urban area, and the implementation of interactive storytelling and play activities for students in the 11 Municipal Early Childhood Education Schools, aiming to raise awareness from early childhood. With the execution of the proposed activities, the objectives of raising awareness within the school community were achieved, as evidenced by the participation and engagement of students, teachers, and managers from the Municipal Education Department and the Agriculture and Environment Department. Formally, evaluation forms were distributed to all participating schools, later submitted to the pedagogical department of the Municipal Education Department for assessment, considering feedback and suggestions for future initiatives. Los residuos sólidos domésticos son un tema de extrema preocupación y gravedad en todo Brasil. Este trabajo tuvo como objetivo general conocer la disposición actual de los residuos sólidos domésticos en el municipio de São Borja/RS, buscando específicamente contribuir a la concienciación de la población, exponiendo la importancia del destino adecuado de los residuos domésticos y las consecuencias del descarte inadecuado de los residuos sólidos domésticos para el medio ambiente de São Borja. Con base en la investigación bibliográfica y las legislaciones vigentes, se constató que, a pesar de la existencia de leyes, normas y decretos federales, estatales y municipales que enfatizan la importancia de la educación ambiental como herramienta de concienciación, su aplicabilidad deja mucho que desear, tal como se pudo comprobar a través de las observaciones sistematizadas. Se analizaron desde la recolección de los residuos en las calles del municipio hasta el lugar donde se almacenan antes de ser enviados al municipio de Giruá/RS. 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Con la ejecución de las actividades propuestas, se lograron los objetivos de concienciación de la comunidad escolar, como se evidenció a través de la participación y el compromiso de estudiantes, profesores y gestores de la Secretaría Municipal de Educación y la Secretaría de Agricultura y Medio Ambiente. Formalmente, se solicitó el llenado de formularios de evaluación distribuidos a todas las escuelas participantes, los cuales fueron entregados posteriormente al sector pedagógico de la Secretaría Municipal de Educación para evaluar el trabajo desarrollado, considerando críticas y sugerencias para futuras ejecuciones. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 1(1), 78–102. https://doi.org/10.56579/rei.v1i1.6

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