A FRAGILIDADE DOS DIREITOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO

REFLEXOS DA PANDEMIA

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Autores/as

Palabras clave:

COVID-19, Direitos humanos, Educação, Ensino remoto, Pandemia

Resumen

Neste artigo aborda-se os direitos humanos, com particular atenção ao direito à educação, por se considerar que, apesar de se verificarem progressos significativos ao nível da redução das desigualdades, o acesso à educação de qualidade, inclusiva e justa não se encontra garantido, tal como reflete o cenário da crise sanitária despoletado pela pandemia da COVID-19, em 2020. Neste sentido, com base na metodologia qualitativa, foi desenvolvida uma pesquisa de revisão bibliográfica com o objetivo de compreender as implicações decorrentes da pandemia da COVID-19 ao nível do direito à educação. Os resultados apontam para diversas implicações, das quais se destacam as desigualdades e as dificuldades que se encontram associadas à transposição do ensino presencial para o ensino remoto. Apresentam-se considerações teóricas e reflexões que visam contribuir para a discussão em torno dos direitos humanos e da educação, por se considerar necessário analisar, discutir e lutar contra qualquer medida política, mentalidade e prática que que fira os direitos humanos.

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Biografía del autor/a

Luís Vieira, Universidade da Madeira - UMa

Doutorando do curso de 3º ciclo (Doutoramento) em Currículo e Inovação Pedagógica, pela Universidade da Madeira, Funchal.

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Publicado

2023-03-17

Cómo citar

Vieira, L. (2023). A FRAGILIDADE DOS DIREITOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO: REFLEXOS DA PANDEMIA. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 4(6), 02–13. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/443

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