QUESTÕES CENTRAIS DA PESQUISA: O ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO

Visualizações: 291

Autores/as

  • Gabrielle Coelho dos Santos Universidade Federal do Pampa
  • Ana Cristina da Silva Rodrigues Universidade Federal do Pampa

Palabras clave:

Alfabetização, Consciência Fonológica, Letramento

Resumen

Este artigo é um recorte do projeto de intervenção desenvolvido através do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PPGEdu da UNIPAMPA. Sendo realizada uma breve discussão sobre as concepções teóricas da alfabetização e do letramento e da consciência fonológica. Posteriormente, é apresentado os achados da pesquisa de caráter qualitativo do tipo bibliográfica (FERREIRA, 2002) acerca do que estava sendo produzido academicamente sobre a temática de estudo em diferentes portais e periódicos. Por fim, salienta-se que os programas de ensino/intervenção que tratam desta temática ainda são poucos, porém devem ser cada vez mais desenvolvidos no interior das classes de alfabetização com a intenção explícita de promover a aquisição e a concretização do sistema de escrita alfabética.

Descargas

Biografía del autor/a

Gabrielle Coelho dos Santos , Universidade Federal do Pampa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu da UNIPAMPA, Campus Jaguarão/RS. 

Ana Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PPGEdu, UNIPAMPA, Campus Jaguarão/RS.

Citas

ADAMS, M. J. et al. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BOGDAN, Robert C; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação - uma introdução à teorias e aos métodos. Porto Editora: Portugal, 1994.

FERREIRA, Norma Sandra De Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n o 79, Agosto/2002.

FERREIRO, Emília. O Ingresso na Escrita e nas Culturas do Escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PICCOLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas Pedagógicas Em Alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso Sobre as Ciências. Cortez: São Paulo, 1995/96.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Cortez: São Paulo, 2002.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2011.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.

STREET, Brian. Políticas e Práticas de Letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Cad. Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan.-abr. 2013 Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 28 nov. 2019.

Publicado

2021-12-10

Cómo citar

Coelho dos Santos , G. ., & da Silva Rodrigues, A. C. . (2021). QUESTÕES CENTRAIS DA PESQUISA: O ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 3(4), 153–163. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/259

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.