QUESTÕES CENTRAIS DA PESQUISA: O ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO
Visualizações: 291Palabras clave:
Alfabetização, Consciência Fonológica, LetramentoResumen
Este artigo é um recorte do projeto de intervenção desenvolvido através do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PPGEdu da UNIPAMPA. Sendo realizada uma breve discussão sobre as concepções teóricas da alfabetização e do letramento e da consciência fonológica. Posteriormente, é apresentado os achados da pesquisa de caráter qualitativo do tipo bibliográfica (FERREIRA, 2002) acerca do que estava sendo produzido academicamente sobre a temática de estudo em diferentes portais e periódicos. Por fim, salienta-se que os programas de ensino/intervenção que tratam desta temática ainda são poucos, porém devem ser cada vez mais desenvolvidos no interior das classes de alfabetização com a intenção explícita de promover a aquisição e a concretização do sistema de escrita alfabética.
Descargas
Citas
ADAMS, M. J. et al. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BOGDAN, Robert C; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação - uma introdução à teorias e aos métodos. Porto Editora: Portugal, 1994.
FERREIRA, Norma Sandra De Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n o 79, Agosto/2002.
FERREIRO, Emília. O Ingresso na Escrita e nas Culturas do Escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PICCOLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas Pedagógicas Em Alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso Sobre as Ciências. Cortez: São Paulo, 1995/96.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Cortez: São Paulo, 2002.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2011.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.
STREET, Brian. Políticas e Práticas de Letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Cad. Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan.-abr. 2013 Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 28 nov. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.