CICLO DE ESTUDOS SOBRE CUBA: INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS
Visualizações: 189Palabras clave:
Integração Curricular, Cuba, Educação de Jovens e Adultos, Leitura, Recursos tecnológicosResumen
O presente artigo apresenta o relato de experiência sobre o desenvolvimento do Projeto de Ensino intitulado “Ciclo de Estudos sobre Cuba”. Esse Projeto consistiu na realização de palestras, mesa-redonda e oficinas sobre aspectos socioculturais, políticos, geográficos, econômicos e históricos de Cuba. A participação discente, em específico, do alunado do Curso Técnico em Secretariado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos dois últimos períodos (7º e 8º) possibilitou a integração de conhecimentos e recursos tecnológicos. A execução do projeto visou proporcionar um “laboratório de práticas” para conteúdos da formação geral e específica estudados da EJA. Na concepção da proposta, residiu o diálogo, a troca, a socialização, a (re)construção de conhecimentos para um processo de ensino e aprendizagem centrado no desenvolvimento discente. Esse não figurou somente como “plateia” protagonizou ações que podem contribuir para a consolidação do diálogo teoria e prática. O esforço da comunidade acadêmica, docentes e discentes do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí, somada à contribuição de docentes do Instituto Federal Goiano – Câmpus Rio Verde valorizaram saberes de múltiplas ordens: formal, informal e experiências. Para o alunado, o projeto resultou em aprendizado significativo.
Descargas
Citas
IFG- PRÓ-REITORIA DE ENSINO – PROEN. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS – IFG. INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN Nº 03, de 05 de setembro de 2016. Trata o Regulamento e Normatização de projetos de ensino no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG e dá outras providências. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/1397/in_proen_003 _projetos_de_ensino.pdf. Acessado em 22 de maio de 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Países, 2018. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/#/pt/pais/cuba/info/sintese. Acessado em 23 de maio de 2020.
LOBATO, Glauber. Educação e Tecnologia: Novas Possibilidades, Novos Caminhos (1). Edição do Kindle, 2018.
MACHADO. Lucília. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, Jaqueline et. al. Educação profissional e tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 80-95.
RAMOS, Marise N. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; e RAMOS, M. N. (Orgs.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Editora Cortez, 2005, p. 106-127.
SOUSA JÚNIOR, Justino. Omnilateralidade. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/omn.html. Acesso em 07 de jun. de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.