INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM AUTISMO EM ESCOLA DE ENSINO COMUM REGULAR: UMA VISÃO CRÍTICA AO ENSINO ESPECIAL
Visualizações: 369Palabras clave:
Transtorno Autista; Ensino Fundamental Regular; Educação Especial; Prática Pedagógica.Resumen
A fase mais importante de uma criança na educação é o Ensino Fundamental, pois é neste momento que ela adquire constructos cognitivos e emocionais básicos para seu desenvolvimento como estudante e cidadão. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um distúrbio do desenvolvimento neurológico, o qual está presente desde a infância, apresentando déficits nas dimensões sócio comunicativas e comportamental (APA, 2013). O autista apresenta um transtorno que gera alterações na capacidade de comunicação, provocando sintomas que causam bloqueio na forma de expressar ideias e sentimentos, dificultando a interação social do mesmo. O objetivo do trabalho é abordar as tensões percebidas no processo de inclusão das crianças diagnosticadas com autismo no ambiente escolar. Realizou-se uma revisão de literatura sobre a necessidade de especialização pedagógica no curso de Educação especial e a sensibilização de graduandos na referida área e, também, daqueles que já estão em serviço. Utilizou-se a análise documental de artigos científicos que tratam sobre a temática do estudo. A leitura possibilitou um amplo espaço de esclarecimentos para conclusões em relação à inclusão educacional de crianças com TEA no Brasil. O estudo também faz um levantamento das estratégias e políticas adotadas pelas escolas brasileiras para receber alunos com TEA. Constatou-se, com base nos estudos feitos até este momento, que é necessária uma formação específica sobre o autismo e os desafios da educação inclusiva, possibilitando aos professores compreender os fundamentos sócio-interativos adequados. Portanto, considera-se essencialmente necessário estabelecer estratégias na formação docente para a convivência
interativa com os alunos especiais em âmbito escolar e social, reformando práticas pedagógicas partindo de uma reflexão crítica aos métodos inclusivos.
Descargas
Citas
NUNES, Debora Regina de Paula; AZEVEDO, Mariana Queiroz; SCHMIDT, Carlos. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, p. 557-572, 2013.
GOMES, Camila Graciella Santos; MENDES, Enicéia Gonçalves. ESCOLARIZAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM AUTISMO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.16, n.3, p.375-396, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.