A LITERATURA QUE NÃO SE LÊ NA ESCOLA: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ATRAVÉS DO CONTO NO SEU PESCOÇO, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

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Autores/as

  • Bruna Agliardi Verastegui

Palabras clave:

Estudos Culturais; Pedagogias Culturais; Representações; Literatura; Literatura Nigeriana.

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar de que forma as pedagogias culturais podem construir e moldar identidades a partir das representações encontradas nas produções literárias contemporâneas de autoria feminina. Sabe-se que a literatura enquanto componente curricular no Ensino Médio ocupa, geralmente, o período de uma hora por semana, o que limita o ato da leitura e dá preferência por autores do cânone literário que, de maneira geral, é composto por homens. Devido a isso, onde a literatura de autoria feminina e contemporânea se encontra? Em outros espaços que não se constituem como ambientes formais de ensino, mas que também incutem nos sujeitos formas de ser, agir e pensar, transformando-os. Para analisar essas questões, analiso o conto “No Seu Pescoço”, de Chimamanda Ngozi Adichie, fazendo uso dos conceitos de representação, identidade e pedagogias
culturais pelas lentes dos Estudos Culturais, área em que a cultura possui caráter central e constitutivo tanto na sociedade, quanto nos sujeitos.

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Citas

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Publicado

2021-07-15

Cómo citar

Agliardi Verastegui, B. . (2021). A LITERATURA QUE NÃO SE LÊ NA ESCOLA: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ATRAVÉS DO CONTO NO SEU PESCOÇO, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 3(2). Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/136