ESTUDANTES MIGRANTES INTERNACIONAIS

UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO

Visualizações: 315

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1332

Palabras clave:

Migrações Internacionais, Escola, Educação

Resumen

Este artigo é um recorte de pesquisa de doutorado desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS). Trata-se  de uma investigação qualitativa, que tem por objetivo apresentar as condições de acesso e permanência de estudantes migrantes internacionais ao ensino básico no Brasil.  Para isso,   apresenta dados sobre a expansão dos fluxos migratórios recentes, bem como sobre o público estudante que se encontra nessa condição. Apresenta, ainda, dispositivos legais relativos à entrada e permanência de pessoas em situação de imigração no país, bem como aquelas que se voltam especificamente ao acesso à educação. Isso posto, analisa as questões em pauta pela perspectiva dos estudos foucaultianos, especialmente na noção de poder disciplinar e suas implicações nas políticas educacionais em contexto migratório ou mesmo na ausência delas e possíveis efeitos na permanência desses estudantes nas instituições de ensino. Espera-se com os resultados da pesquisa ampliar as discussões sobre os dispositivos de poder que atuam nas políticas educacionais instaurando incongruências entre as condições de acesso e a qualidade da permanência desses estudantes nas instituições escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eunice Maria Pinheiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do Instituto Federal de Rondônia-IFRO.

Citas

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de maio de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13445.htm. Acesso em: 26 fev. 2023.

BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Publicada no Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1988. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 26 jun. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). PESQUISAS ESTATÍSTICAS E INDICADORES EDUCACIONAIS, 2023. Brasília, DF: Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2021/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.

CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T.; SILVA, S. L. Relatório Anual OBMigra 2023 - OBMigra 10 anos: Pesquisa, Dados e Contribuições para Políticas.Série Migrações. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública. Conselho Nacional de Imigração e Coordenação Geral de Imigração Laboral. Brasília, DF: OBMigra, 2023. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-a

Acesso em: 27 fev. 2024.

FABIANO, Maria Lúcia Alves. O processo de integração social da criança e adolescente imigrante na escola pública. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1987.

NEVES, Amélia de Oliveira. Política Linguística de acolhimento a crianças imigrantes no ensino fundamental brasileiro: Um estudo de caso. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

NOGUEIRA, David Juglierme Alves. Exclusão-inclusão de Migrantes bolivianos em contextos educacionais. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022.

OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento. O estranho medo da inclusão. Revista Educação, v. 32, n. 02, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/674. Acesso em 10 jun. 2023.

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2020. Resolução CNE/CEB 1/2020. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de novembro de 2020, Seção 1, p. 61. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1mwAwDjU2eYWDrU2uVe3Aws5Z2Cr6EN8AuMGFThmsqi4/edit#.

SILVA, Lucas Rech da. Bitita (re)existe: construindo uma educação intercultural, Crítica e inclusiva. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2022.

Publicado

2024-06-19

Cómo citar

Pinheiro, E. M. (2024). ESTUDANTES MIGRANTES INTERNACIONAIS: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(2), 01–12. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1332

Número

Sección

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artículos similares

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.