JORNAL INTERDISCIPLINAR EM C&T: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO
Visualizações: 153Palabras clave:
Letramento acadêmico-científico; Interdisciplinariedade; Ensino; Metodologias ativas.Resumen
O Jornal Interdisciplinar em C&T é um projeto de ensino desenvolvido no âmbito do Grupo CNPq de Pesquisa e Extensão Cultura, Linguagem, Sociedade e Educação. As ações de ensino propostas nesse projeto têm como eixo orientador a potencialidade de introduzir os discentes do campus da UNIPAMPA, em Itaqui-RS, na cultura científica, com o intuito de que eles assimilem as práticas de letramento – leitura e escrita – valorizadas nas disciplinas e áreas temáticas da universidade. Estudos prévios destacam que o desconhecimento dos usos especializados da linguagem, como aqueles que ocorrem na universidade, pode levar os estudantes a se sentirem distantes, inicialmente, de propostas de leitura e produção textual sugeridas pelos professores, gerando, em muitos casos, a evasão e a retenção de alunos na Educação superior. O público-alvo do jornal compreende desde a comunidade interna do campus até a comunidade externa. Quanto à comunidade interna, o objetivo principal é inserir e familiarizar os estudantes com a cultura científica por meio da leitura e da escrita de textos de divulgação da ciência, e, em relação à comunidade externa, o propósito é informar à sociedade sobre o papel do campus para o desenvolvimento e o crescimento da região tanto em termos econômicos quanto sociais e humanos, fornecendo conhecimento sobre as tecnologias material, imaterial e humana – mão de obra capacitada para atuar na cidade – que a universidade oferece.
Á vista disso, o presente trabalho relata as experiências de ensino e aprendizagem que perpassam a produção e a divulgação do Jornal Interdisciplinar em C&T produzido e organizado por um grupo de discentes do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UNIPAMPA, no campus de Itaqui, sob orientação de docentes, técnicos e alunos de pós-graduação dos campi de Itaqui, Jaguarão e São Borja.
Descargas
Citas
Não há.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.