ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DO MUNICÍPIO DE TANABI-SP, NO ANO DE 2020
Visualizações: 223Keywords:
Uso e ocupação, Mapeamento, Software LivreAbstract
Com a constante transformações dos municípios, faz-se necessário que a realização dos estudos acerca das dinâmicas desses processos sejam cada vez mais sistemáticas, afim de se prevenir e controlar os possíveis impactos que podem ser gerados com a intensificação desses atos. Para tanto, a presente pesquisa teve como objetivo elaborar o mapeamento das principais categorias de uso e ocupação do solo, bem como a distribuição de tais atores no espaço geográfico de Tanabi – SP. Para tal, efetuou-se uma coleta de dados em sites oficiais, tais como IBGE, em tabulações e trabalhos de campo. Vale ressaltar a utilização do software livre QGIS, bem como também, o seu plugin OTB para segmentação e o Dzetsaka para a classificação semi-automática, além de servir-se das imagens do satélite CBERS4A. No que tange aos resultados, destaca-se a aptidão do município para o ramo agropecuário, principalmente a agricultura cujas plantações como, por exemplo a cana-de-açúcar e a borracha que juntas se utilizam de 27.365 há (SIDRA/IBGE 2017) do território. Já na pecuária, destaca-se o manejo de Bovinos e principalmente de Aves onde contatou-se uma grande parcela da área municipal destinada a estas atividades, cujo juntas somam 306.422 cabeças (SIDRA/IBGE 2017).
Downloads
References
BARCHA, Samir Felício; ELLERT, Nelson. O alto estrutural de Tanabi: NNW do estado de São Paulo. Boletim IG, v. 12, p. 55-69, 1981.
CASTILLO, Ricardo. A imagem de satélite: do técnico ao político na construção do conhecimento geográfico. Pro-Posições, v. 20, p. 61-70, 2009.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Manual Técnico de Uso da Terra. Manuais Técnicos em Geociências. 3. ed., n. 7, Rio de Janeiro: IBGE, 2013.
LEITE, Emerson Figueiredo; ROSA, Roberto. Análise do uso, ocupação e cobertura da terra na bacia hidrográfica do Rio Formiga, Tocantins. Observatorium: Revista Eletrônica de Geografia, v. 4, n. 12, 2012.
MARTINELLI, Marcelo; GRAÇA, Alan José Salomão. Cartografia Temática. Revista Brasileira de Cartografia, v. 67, n. 4, p. 913-928, 2015.
NOVO, Evlyn Márcia Leão Moraes; Sensoriamento remoto: princípios e aplicações. São Paulo: Blucher, 2010. 388 p.
ROSA, Roberto. Introdução ao sensoriamento remoto. Uberlândia: Ed. UFU, 2007. 248-p.
ROSS, Jurandyr Luciano Sanches; Análise empírica da fragilidade dos ambientes naturais e antropizados. In: Revista do Departamento de Geografia. São Paulo: FFLCH-USP, n. 8., 1994. p.63-74.
SOUZA, Josimar dos Reis; REIS, Laís Naiara Gonçalves dos. Mapeamento e Análise do Uso dos Solos no Município de Ibiá–MG Utilizando o Software SPRING 5.1.8: Análise da Dinâmica Agropecuária. OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v. 3, n. 8, p. 141-163, 2011.
ZANATA, Juliana Marina et al. Análise do Uso e Ocupação do Solo nas Áreas de Preservação Permanente da Microbacia Ribeirão Bonito, Apoiada Em Técnicas De Geoprocessamento. Revista Geonorte, v. 3, n. 5, p. 1262-1272, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.