DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A EFETIVIDADE DESSA POLÍTICA PÚBLICA NO CARIRI
Visualizações: 292Keywords:
Expansão da Educação Superior, Políticas Públicas, mercantilização, SemiáridoAbstract
O início do século XXI foi marcado por uma política de expansão da educação superior, baseada em um padrão em que os modelos privado e público se complementariam. No entanto, a maior parte das vagas foi criada por instituições privadas, com farto financiamento público, principalmente em faculdades que ofertavam cursos de baixo investimento, em que a pesquisa e a extensão eram realizadas de forma reduzida, quando ocorria. A ascensão de políticas neoliberais levou à diminuição dos investimentos públicos, com a consequente pressão para que o financiamento da educação superior possa ser realizado majoritariamente por meios privados. Boa parte das políticas neoliberais para a educação superior se baseia na mercantilização das instituições, com o alinhamento destas às demandas do mercado em detrimento dos anseios da sociedade. O estudo busca apresentar as diferentes formas de atuação das instituições públicas e privadas de educação superior, refletindo sobre a efetividade da política pública e sua relação para o desenvolvimento sustentável do semiárido, onde está inserido o Cariri. A pesquisa, exploratória e bibliográfica, utilizando uma abordagem qualitativa, aponta que as instituições públicas do Cariri contribuem de forma mais efetiva para o desenvolvimento da região, mesmo com número de vagas ofertadas menor do que a rede privada.
Downloads
References
BALDIJÃO, Carlos Eduardo; TEIXEIRA, Zuleide Araújo. A educação no governo Lula. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011.
BAUER, Carlos. A classe operária vai ao campus: esboço de uma história social, trabalho precário, resistência e ousadia na universidade brasileira contemporânea. São Paulo: Editora Sundermann, 2010.
BELLEI, Sérgio Luiz Prado. Universidade Mercado e crise do pensamento. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira. (orgs.) Universidade e compromisso social: Brasília, 25 e 26 de agosto de 2005. Brasília: Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
BEZERRA, Ada Augusta Celestino; ROSITO, Margaréte May Berkenbrock. Formação de profissionais que atuam em escolas de educação básica localizadas no semiárido brasileiro: uma contribuição aos estudos da alteridade nas políticas públicas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p. 165-190, jan./mar. 2011.
CEZNE, Adrea Nárriman. O direito à educação superior na Constituição Federal de 1988 como direito fundamental. Educação, [S. l.], 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1532. Acesso em: 28 fev. 2022.
CHALUB, Leila; FRATE, Claudio Albuquerque; VICENTIM, Fabiana Moreira. Inserção social e universidades brasileiras: as melhores práticas. In: As novas dimensões da universidade: interdisciplinaridade, sustentabilidade e inserção social. Elimar Pinheiro do Nascimento e Alfredo Pena-Veja (orgs.). Rio de Janeiro: Garamond, 2012.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
DOWBOR, Ladislau. Democracia Econômica: alternativas de Gestão Social. Petrópolis: Editora Vozes, 2013
FRAZER, Nancy; JAEGGI, Rahel. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. São Paulo: Boitempo, 2020.
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
QUEIRÓZ, Manuel Abílio de. Semiárido brasileiro: uma análise das potencialidades e das competências para seu desenvolvimento. Parcerias Estratégicas, Brasília, v.14, n. 29, p. 129-144, jul./dez. 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, Wagner Pires da. As ações de extensão na construção de uma universidade sertaneja. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
SULIANO, Daniele Cirilo. Expansão e interiorização da Universidade Federal do Ceará (UFC): avaliação das repercussões educacionais e sociais. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. PDI UFCA 2020: Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Cariri. UFCA: Juazeiro do Norte, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.