SAMBAQUIS E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: FORMAÇÃO CONTINUADA SOB A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA PRÉ-COLONIAL

Visualizações: 285

Authors

Keywords:

Educação Patrimonial, Alfabetização Científica, Formação de Professores, Ensino de História

Abstract

Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado desenvolvida entre os anos 2016 e 2017, no município de Presidente Kennedy – Espírito Santo. A pesquisa buscou compreender o potencial pedagógico de sítios arqueológicos do tipo Sambaqui para o ensino de história pré-colonial local por meio da utilização do aporte teórico-metodológico da Educação Patrimonial. Os dados produzidos e analisados nesta pesquisa foram produzidos em um curso de extensão em formato de formação continuada desenvolvido junto aos professores do Distrito de Jaqueira, no mesmo município. A pesquisa foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, utilizando também de entrevistas semiestruturadas para a produção de dados. Os dados produzidos foram analisados à luz da perspectiva da alfabetização científica, a fim de aferir a construção de apropriação dos conceitos científicos relativos ao tema abordado no decurso da formação de professores.

Downloads

Download data is not yet available.

References

APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. Reflexões sobre a educação patrimonial e experiências de diversidade cultural no ensino de História. Educação Patrimonial: reflexões e práticas, João Pessoa, n.2, 2012. p.56 – 67. Disponível em:< http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialReflexoesEPraticas_ct1_m.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2016

CAMPOS, Carlos Roberto Pires. O sambaqui Campinho – Presidente Kennedy, ES: um estudo de caso a luz da arqueologia da paisagem. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016.

DAMIANI, M. F et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos da Educação, Pelotas, n° 45, p. 57-67, 2013

FLORENCIO, Sônia Regina Rampim. Educação Patrimonial: um processo de mediação. Educação Patrimonial: reflexões e práticas, João Pessoa, n.2, 2012. p.56 – 67. Disponível em:<http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialReflexoesEPraticas_ct1_m.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 40. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1998

GASPAR, M.D. Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelinar; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. 1º Ed. Brasília: Museu Imperial, 1999.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Educação Patrimonial: Histórico, conceitos e processos. Brasília: IPHAN, 2014. Disponível em < http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf >. Acesso em: 16 abr. 2016.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Revista Ensaio, Belo Horizonte: V.03, n.01. 2001.

SANTOS, Camila Henrique. Educação Patrimonial: uma ação institucional e educacional. Patrimônio: práticas e reflexões, Rio de Janeiro: Iphan/Copedoc, 2007. p. 147 - 172.

Published

2022-01-06

How to Cite

Oliveira Alves, P. C. (2022). SAMBAQUIS E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: FORMAÇÃO CONTINUADA SOB A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA PRÉ-COLONIAL . Interdisciplinary Studies Journal, 3(6), 20–40. Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/229