REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR
Visualizações: 262Keywords:
Formação Docente; Ensino Superior; Educação.Abstract
O presente trabalho tem como temática principal a formação de docentes para o Ensino Superior, sendo seu objetivo a discussão e promoção de reflexões sobre a temática. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa de cunho teórico.O estudo se apoia no documento produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira para o Censo de 2018, além dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constatou-se que existem lacunas na preparação de docentes para o Ensino Superior, sendo que atualmente os Programas de Pós-Graduação precisariam enfatizar questões práticas do cotidiano docente, mudanças que também compreenderiam a legislação vigente, e as formações continuadas, e apesar da situação atual, pontou-se alguns meios para que estas sejam efetivadas. Por fim, destacou-se que a temática é relevante e deve ser discutida constantemente para que a formação de docentes para o Ensino Superior seja aprimorada.
Downloads
References
ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: Valorizando o ensino e a docência na universidade. Rev. Port. de Educação, Braga , v. 27, n. 2, p. 7-31, jun. 2014 . Disponível em:http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200002&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 31 mar. 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 07 maio 2020.
CHARLOT, Bernad (2012). A mobilização no exercício da profissão docente. Revista Contemporânea de Educação, v. 7 n. 13, p. 10-26, jul. 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1655/1504. Acesso em: 06 maio 2020.
NOVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 47, n. 166, p. 1106-1133, Dec. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000401106&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 abr. 2020.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência Universitária na Educação Superior. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira. Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. (Coleção Educação Superior em Debate ; v. 5) Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/489018/Doc%C3%AAncia+na+Educa%C3%A7%C3%A3o+Superior/997400de-a6c1-4aa7-a06c-b586dc4d6412?version=1.1. Acesso em:
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.