CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO HUMANIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Visualizações: 414Keywords:
Gestão humanizada; Capitalismo Consciente; Desenvolvimento territorial.Abstract
A competitividade empresarial é fortalecida quando suas estratégias e ações contribuem para a melhoria do ambiente econômico, social e institucional dos territórios.Paralelo a isto, a gestão humanizada, por meio do movimento Capitalismo Consciente, constitui-se como diferencial valorativo e competitivo organizacional. Com base em tais aspectos, este trabalho propôs, mediante uma análise teórica,identificar as contribuições da gestão humanizada para os processos e dinâmicas de desenvolvimento territorial,utilizando como metodologia de coleta de dados apesquisa bibliográfica, e como metodologia de análise e de interpretação de dados, a análise de conteúdo. Foram identificadas proximidades e benefícios dos pilares da gestão humanizada quanto aos processos e dinâmicas de desenvolvimento territorial, bem como as organizações posicionadas na base desta inter-relação.Concluiu-se que a gestão humanizada, com seus pilares e estratégias devidamente planejados e implementados, constitui-se como estratégia de gestão valorativa e competitiva, voltada para o desempenho organizacional e, em consequência, para o desenvolvimento, em nível de mercado e sociedade, contribuindo para tornar o território mais conceituado, competitivo e sustentável.
Downloads
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2018.
BARQUERO, A. V. Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. TraduçãoRicardo Brinco. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística, 2002.
BARRETT, R. A organização dirigida por valores: liberando o potencial humano para a performance e a lucratividade. Tradução Caio Brisolla e Roberto Ziemer. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
BAUER, R. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo:Atlas, 1999.
BRANDÃO, C. Território e desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e o global. 2. ed. São Paulo: Unicamp, 2012
BÜTTENBENDER, P. L. Desenvolvimento cooperativo. In: GRIEBELER, M. P. D.; RIEDI, M. (org.). Dicionário de Desenvolvimento Regional e temas correlatos. Uruguaiana: Conceito, p. 99-102, 2017.
COASE, R. H. The nature of the firm. Economica, New Series, v. 4, n. 16, p. 386-405,1937.
DALLABRIDA, V. R.; SIEDENBERG, D. R.; FERNÁNDEZ, V. R. Desenvolvimento a partir da perspectiva territorial. Desenvolvimento em Questão, Ijuí, ano 2, n. 4, p. 33-62, jul./dez. 2004.
DALLABRIDA, V. R.. Governança territorial e desenvolvimento: as experiências de descentralização político-administrativa no Brasil como exemplos de institucionalização de novas escalas territoriais de governança. In: CONFERÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO, 2, 2011, Brasília. Anais [...].Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2011.
FERNANDES, R.; GAMA, R. As cidades e territórios do conhecimento na óptica do desenvolvimento e do marketing territorial. In: COLÓQUIO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 5, 2006, Viseu. Anais [...]. Viseu: Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, 2006.
FRANÇA, A. Gestão humanizada: liderança e resultados organizacionais. 3. ed. Belo Horizonte: Ramalhete, 2019.
GAIO, S.; GOUVEIA, L. B. O branding territorial: uma abordagem mercadológica à cidade. Revista A Obra Nasce, Porto, p. 27-36, 2007.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GRAYEB, F. R. Liderança e consciência: o modelo de três círculos para integrar crescimento pessoal e profissional. Tradução Moderattus. 1. ed. São Paulo: Uno, 2015.
HONEYMAN, R. O manual da Empresa B: como usar os negócios como força para o bem. Tradução Maikon Augusto Delgado. 1. ed. Curitiba: Voo, 2017.
KISLANSKY, K. Muita alma nessa hora: lições para empreender com propósito. Curitiba: Voo, 2018.
KOFMAN, F. Liderança e propósito: o novo líder e o real significado do sucesso. Tradução William Zeytounlian. 1. ed. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018.
LALOUX, F. Reinventando as organizações: um guia para criar organizações inspiradas no próximo estágio da consciência humana. Tradução Isabella Bertelli. Curitiba: Voo, 2017.
MACKEY, J.; SISODIA, R. Capitalismo Consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios. Tradução Rosemarie Ziegelmaier. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
MALHOTRA, N. K.Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.
OLIVEIRA, H. S. Gestão urbana e investimento industrial: considerações sobre o parque automotivo da região metropolitana de Curitiba. Revista Gestão Industrial,Curitiba, v. 1, n. 1, p. 104-117, 2005.
OLIVEIRA, L. Y. Q.;BORGES, P. P. O direito à cidade e o desenvolvimento local como base para a humanização do espaço urbano. Interações, Campo Grande, v. 19, n. 4, p. 739-755, out./dez. 2018.
PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. Creating shared value. Harvard Business Review, p. 1-17, jan./fev. 2011.
REIMAN, J. Propósito: porque ele engaja colaboradores, constrói marcas fortes e empresas poderosas. Tradução Marcela Andrade. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
SANTARÉM, R. A perfeita alegria: Francisco de Assis para líderes e gestores. Petrópolis: Vozes, 2010.
SISODIA, R.; HENRY, T.; ECKSCHMIDT, T. Capitalismo Consciente: guia prático – ferramentas para transformar sua organização. Tradução Silvia Morita. Curitiba: Voo, 2018.
SISODIA, R.; WOLFE, D. B.; SHETH, J. Empresas humanizadas: pessoas, propósito, performance. Tradução Silvia Morita. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
TIDD, J.; BESSANT, J. Inovação: o que é e por que importa? In: TIDD, J.; BESSANT, J. (org.). Gestão da Inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015, p. 3-54.
VEIGA, J. E. A face territorial do desenvolvimento. Interações, Campo Grande, v. 3, n. 5, p. 5-19, set. 2002.
VILLASCHI FILHO, A.; CAMPOS, R. R. Sistemas/arranjos produtivos localizados: conceitos históricos para novas abordagens. In: CASTILHOS, C. C. (coord.). Programa de apoio aos sistemas locais de produção: a construção de uma política pública no RS. Porto Alegre: FEE; SEDAI, 2002, p. 11-48.
WHITTINGTON, R. The work of strategizing and organizing: for a practice perspective. Strategic Organization, v. 1, n. 1, p. 117-125, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.