INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA

Visualizações: 254

Authors

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1562

Keywords:

Monitoria de Ensino, Educação Inclusiva, NAPNE

Abstract

Este artigo tem por objetivo evidenciar a eficácia da Monitoria de Ensino como ferramenta para promover a inclusão dos alunos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus de Bragança- Pará. A pesquisa destaca a importância da monitoria como prática pedagógica que vai além do reforço acadêmico, desempenhando um papel crucial na sensibilização da comunidade acadêmica e na mudança de percepções dos docentes em relação à educação inclusiva. Baseado em uma pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, os resultados destacam o impacto positivo na sensibilização da comunidade acadêmica, e os resultados indicam que a monitoria, alinhada às diretrizes do NAPNE e respaldada pela Instrução PROEN 2019, contribui para criar um ambiente educacional mais acessível e acolhedor aos discentes, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos do NAPNE.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosiane Silva Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Aluna de graduação do Curso Licenciatura em Geografia, pelo Instituto Federal do Pará, Campus Bragança. 

Kessia Regina da Costa Sousa , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Aluna de graduação do Curso Licenciatura em Geografia, pelo Instituto Federal do Pará, Campus Bragança.

Nila Luciana Vilhena Madureira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professora EBTT do Instituto Federal do Pará, Campus Bragança.

References

ALMEIDA, Dulce Barros de et at. Política educacional e formação docente na perspectiva da inclusão. Educação. Revista do Centro de Educação, vol. 32, n. 2, p. 327-342, 2007. Disponível: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/677. Acesso em: 20 de jan. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -LDB. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 10 de jan. de 2024.

DA SILVA, Rosineide Nascimento; MORAIS DE BELO, Maria Lusia. Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena, v. 8, n. 7, 2012. Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/822. Acesso em: 20 jan. 2024.

FONSECA, João Jose Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÂO, TECNOLOGIA E CIÊNCIA DO PARÁ. Pró-Reitoria de Ensino. Instrução Normativa nº 04/2019, de 30 de dezembro de 2019. Dispõe instrui os procedimentos para elaboração, aprovação e acompanhamento de projetos de monitoria no âmbito do Programa de Monitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará: Pró-Reitoria de Ensino, 2019. Disponível em: https://proen.ifpa.edu.br/documentos-1/instrucao-normativa/2019-1/2117-instrucao-normativa-n-04-2019-proen-procesimentos-para-elaboracao-aprovacao-e-acompanhamento-de-projetos-de-monitoria-no-ambito-do-programa-de-monitoria-de-ensino-do-ifpa/file. Acesso em: 15 jan. 2024

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

PAPIM, Angelo Antonio et al. Inclusão Escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.

RODRIGUERO, Celma Regina Borghi; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; DA SILVA, Tania dos Santos Alvarez. Educação inclusiva no ensino superior e Monitoria Especial: da legalidade à educação para a sensibilidade. Revista Cocar, v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3962. Acesso em: 12 jan. 2024.

ROSA, Alcemir Horácio. Praticas do NAPNE para uma educação inclusiva: ações- praticas e desafios no despertar da consciência inclusiva. In:IV seminário diversidade e respeito ás diferenças-IV SEDIRD e I encontro do grupo de pesquisa em educação especial na perspectiva da inclusão escolar- evento online, 2020, Serrinha, BA. Anais [...] Serrinha, BA: Lapprudes, 2020. Disponivel em: file:///C:/Users/rosia/Downloads/614-Texto%2520do%2520artigo-2262-1-10-20210903%20(1).pdf. Acesso em: 10 jan. 2024

SÁ, Ivone Rosa Ferreira; Almeida, Helena Azevedo Paulo de. Monitoria: ensinar e aprender no Ensino Médio Integrado In: Jornada de Linguagens, Tecnologia e Ensino, 2, 2019. Timóteo. Atas da [...]. Timóteo: CEFETMG, 2019, p. 60-70. Disponível em: http://www.lite.cefetmg.br/publicacoes/atas-2alite. Acesso em: 08 jan. 2024.

VIEIRA, Gerlina Cunha; CARVALHO, Pollyanna Santos de; RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante. Politicas Publicas: a importância da monitoria para inclusão acadêmica e a acessibilidade na unifesspa.In: III congresso paraense de educação especial, 2016, Marabá. Anais [...] Marabá: Unifesspa, 2016. Disponível em: https://cpee.unifesspa.edu.br/images/Anais_2016/Comunicacao_Oral/Gerlina_Cunha_Vieira.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.

VIEIRA, Gerlina Cunha; DE CARVALHO, Pollyanna Santos; RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante. políticas públicas: a importância do programa de discente apoiador para inclusão acadêmica e a acessibilidade na unifesspa. Seminário de Projetos de Ensino, v. 2, n. 1, 2017.

Published

2024-10-04

How to Cite

Tavares, R. S., Sousa , K. R. da C., & Madureira, N. L. V. (2024). INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA. Interdisciplinary Studies Journal, 6(3), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1562

Issue

Section

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

Similar Articles

<< < 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.