ON THE REINVENTION OF THE MODERN SCHOOL:

DISCURSIVE PACTS AND ALLIANCES AND DEVIANT PEDAGOGIES

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1276

Keywords:

Education, School, Modernity

Abstract

Este ensaio tem como objetivo apresentar outros modos e alternativas epistemológicas para pensarmos a educação, a escola e seus currículos, apresentando uma leitura analítica dos dobramentos da escola moderna mediante as interlocuções entre as tradicionais e as insurgentes narrativas acerca das funções da instituição escolar, sem a pretensão de construir um processo linear e progressista das teorias e práticas que disputam a escola. Também não temos a intenção de salvaguardar um determinado modelo ou formato de escola, até porque correríamos o risco de negligenciar outros modos de pensar a escola, ou seja, a ideia não é defender um modelo único ou uma estrutura de escola ideal, mas sim abrir espaço e brechas para considerarmos outras maneiras de pensar a educação. Assim sendo, esse escrito é influenciado por uma metodologia cartográfica pós-crítica, que busca fugir de metanarrativas, discursos universais ou neutros, e sobretudo, defende a crítica radical no/do próprio território de disputas e alianças das teorias críticas, fortemente difundidas na educação brasileira.  Ao final argumenta-se e conclui-se que a escola é pendular, ao ponto que se afasta da ideia de uma “coisa em si”, se aproxima de um funcionar, agenciar, arquitetar e subverter os saberes. Nesse sentido, debruçar-se sobre os discursos da escola do passado significa, sobretudo, refletir acerca da escola no presente, da escola que defendemos e que estamos a construir, nos territórios em que estamos inseridos, a partir do diálogo com as epistemologias dissidentes, como: estudos gays (teorias queer, quare, crip), estudos feministas e estudos afro diaspóricos.

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Author Biographies

Carlos Edimilson Avila de Lima, Federal University of Santa Maria

Master's student in Education at the Graduate Program in Education (PPGE/UFSM). Master's Scholarship Holder (CAPES). Holds a Specialization in Educational Management from Faculdade Focus (2022). Graduated in Philosophy - Licentiate from the Federal University of Santa Maria (2022). Member of the research group "Rhizome - Policies, Curriculum, and Education" /CNPq.

Joacir Marques da Costa, Federal University of Santa Maria

Assistant Professor at the Federal University of Santa Maria (UFSM). Ph.D. in Education. Leader of the Research Group "Rhizome - Policies, Curriculum, and Education" /CNPq. Professor/Advisor in the Graduate Program in Education (PPGE/UFSM) and the Graduate Program in Public Policy and Educational Management (PPPG/UFSM). Coordinator of the Specialization in Gender Studies (EEG/UFSM).

Eliziane Tainá Lunardi Ribeiro, Federal University of Santa Maria

Ph.D. in Education from the Federal University of Santa Maria (UFSM), Master’s in Education (UFSM), Specialist in Educational Management (UFSM), Special Educator (UFSM), and Pedagogue (UFSM) in the municipal education system of Santa Maria, RS, Brazil.

Lidiane Londero Perlin, Federal University of Santa Maria

Ph.D. in Education from the Federal University of Santa Maria (UFSM), Master’s in Education (UFSM), Specialist in Educational Management (UFSM), Special Educator (UFSM), and Pedagogue (UFSM) in the municipal education system of Santa Maria, RS, Brazil.

Valeska Karine Mesquita Pereira, Federal University of Santa Maria

Undergraduate student in Philosophy at the Federal University of Santa Maria (UFSM). Also completing a degree in Law at the Faculty of Law of Santa Maria (FADISMA). Works as an educator in the Popular Education Extension Project Praxis. Conducts research in the fields of constitutional law and teacher education policies.

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Published

2024-12-06

How to Cite

Lima, C. E. A. de, Costa, J. M. da, Ribeiro, E. T. L., Perlin, L. L., & Pereira, V. K. M. (2024). ON THE REINVENTION OF THE MODERN SCHOOL: : DISCURSIVE PACTS AND ALLIANCES AND DEVIANT PEDAGOGIES. Interdisciplinary Studies Journal, 6(5), 01–27. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1276

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