A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

REFLEXÕES A PARTIR DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS E ESTÁGIO CURRICULAR

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.997

Palavras-chave:

Articulação teoria e prática, Docência, Realidade escolar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo reconhecer a importância articulação entre teoria e prática na formação de professores, a partir das experiências vivenciadas nos estágios curriculares e nos programas institucionais, PIBID e Residência Pedagógica. Para tanto, para entendermos a relevância desta articulação utilizou-se como fundamentação teórica os seguintes autores: Formação de professores, Corrêa (2021); saberes docentes, Gauthier (1998), aprendizagem da docência, Mizukami (2011); Estágio, Pimenta (2011). Além disso, realizou-se aplicação de questionário semi-estruturado aos bolsistas participantes dos dois programas acima mencionados. As entrevistas demonstraram que os programas fomentam a articulação entre teoria e prática, e, oportuniza o engajamento profissional, na medida em que as vivências no cotidiano da sala de aula geram um grande impacto na formação acadêmico-profissional do futuro docente. Dentre os pontos relevantes, destaca-se: Aproximação com a realidade escolar; Observação e reflexão sobre a prática pedagógica e a especificidade da profissão docente; Experiência prática e desenvolvimento de habilidades; Aprendizado colaborativo; Construção de redes profissionais.

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Biografia do Autor

Rose Mara Bilhalva Santiago, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do Curso de Ciências Humanas - Licenciatura.  Bolsista voluntária do Programa Residência Pedagógica.

Claudete Robalos da Cruz, Universidade Federal do Pampa

Profa. Dra. em Educação. Docente do Curso de Ciências Humanas

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

Santiago, R. M. B., & Cruz, C. R. da. (2023). A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS E ESTÁGIO CURRICULAR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(6), 368–379. https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.997

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