A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UM CENTRO EDUCACIONAL DE TEMPO INTEGRAL EM PARINTINS/AM
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.974Palavras-chave:
Educação Especial, Educação em Tempo Integral, Amazônia, Acesso e PermanênciaResumo
Este texto apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo foi analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência, no contexto de um Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) de Parintins. A metodologia foi conduzida pela pesquisa bibliográfica, buscando averiguar relações existentes entre a inclusão escolar e o modelo de Educação em Tempo Integral existente em Parintins, em momento posterior por meio das leituras realizadas acerca dos temas, foi possível perceber que não existe uma legislação específica que enquadre o estudante com deficiência no CETI. A Educação Especial, é atribuída a uma das modalidades de ensino, voltada para pessoas com limitação cognitiva, física, sensorial, mental ou múltipla. A Educação Inclusiva, por outro lado refere-se a iniciativas encaminhadas para a inserção de pessoas com deficiência nos contextos educacionais. Esse modelo está se adequando as Escolas de Tempo Integral. Assim a Educação em Tempo Integral tem motivado reflexões e debates relacionados às políticas públicas para a educação, bem como tem direcionado os olhares e discussões de alguns pesquisadores em seus trabalhos, os quais cita-se Soares e Colares (2020), Cavalieri (2002) e Mauricio (2009) e dentro desse grande universo, encontram-se estudantes com deficiência que estarão também inseridos no mesmo padrão de ensino.
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