ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO

PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES EM JUAZEIRO-BA

Visualizações: 241

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.945

Palavras-chave:

Juventude, Ensino médio, Precarização

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a percepção a respeito da disciplina de sociologia e suas perspectivas de uma formação na área de ciências sociais a partir de uma pesquisa sobre o perfil do estudante de sociologia do Instituto Federal da Bahia, na cidade de Juazeiro. Trata-se de um estudo localizado a fim de contribuir com um dado para a identificação do impacto da acelerada precarização e desvalorização da formação e ensino de ciências humanas, no Brasil, em geral. Para tal, foi realizado uma pesquisa com os estudantes da disciplina no ensino médio da instituição através de questionário aplicados pelo google forms. Após isso analisou-se os dados da pesquisa, o perfil socioeconômico dos alunos do Instituto Federal da Bahia de Juazeiro e suas compreensões a respeito do papel das ciências sociais para a formação cidadã e crítica dos sujeitos sob o prisma do contexto do capitalismo brasileiro. Como resultados, identificou-se que os jovens apesar de gostarem e acharem importante a disciplina de sociologia na formação do ensino médio, não veem uma formação na área como uma possibilidade para o futuro, o que de certa forma corrobora o pouco espaço que esta ocupa no currículo das escolas de ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosicleide Araújo de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Referências

BRUNETTA, Antônio Alberto; AMARAL, Letícia Hummel. Potencialidades do ensino de sociologia para o desenvolvimento da formação profissional em cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (ufsc). Revista desenvolvimento, fronteiras e cidadania Vol.1 –n.1. P. 56-79–JUL/2017.

CORROCHANO, Maria Clara. Jovens no Ensino Médio: qual o lugar do trabalho? In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo e MAIA, Carla Linhares. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2014

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: quem é este jovem que chega à escola. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo e MAIA, Carla Linhares. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte, Editora UFMG , 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAG, Barbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Moraes, 1980.

GUELFI, Wanirley Pedroso. A Sociologia como disciplina escolar no Ensino Secundário brasileiro (1925-1942). 2001. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001.

GUERINO, Mariana de Fátima; NUNES, Marcela de Oliveira. A perspectiva docente sobre as Ciências Sociais no ensino médio integrado. Revista Em Debate (UFSC), Florianópolis, volume 13, p. 52-74, 2015.

JINKINGS, N.. Ensino de sociologia: particularidades e desafios contemporâneos. Mediações, Londrina, v. 12, n. 1, P. 113-130, 2007.

LOBATO, Luana de Melo e OLIVEIRA, Daniel Carlos Santos. O surgimento da sociologia no brasil: um estudo sobre obstáculos e as contribuições de Florestan Fernandes, Revista Alteridade. v. 1, n. 2, 2018.

MARTINS, Carlos Benedito C.O Ensino Superior Brasileiro nos anos 90. São Paulo em Perspectiva, v. 14 n. 1, p. 41-60, 2000.

MÉSZÁROS, István. Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MORAES, Amaury César. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social - USP. São Paulo. 2003.

MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, v. 23, n. 2, p. 4-30, 2007.

MOTA, Kelly Cristine Corrêa da Silva. Os lugares da sociologia na formação de estudantes no ensino médio: as perspectivas de professores. Revista brasileira de educação, Maio/Jun/Jul/Ago, 2005.

OLIVEIRA, Amurabi. Em que a Sociologia pode contribuir para a Educação Profissional e Tecnológica? Holos. Alagoas. 2013.

OLIVEIRA, Fernando Bonadia de. Entre liberais e tecnicistas: a didática nas reformas do ensino. Educ. rev. vol.36 Belo Horizonte 2020 Epub Dec 16, 2020.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). 40 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SILVA, Ileizi L. F. A Sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 403-427, jul./dez, 2007.

TRÓPIA, Patrícia Vieira. 16. Encontro Nacional da ABET3 a 6/9/2018, UFBA, Salvador (BA). GT08 -Trabalho e Educação. Universidade Federal de Uberlândia. 2019.

Weller, Vivian. Jovens no ensino médio: projetos de vida e perspectivas de futuro. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo e MAIA, Carla Linhares. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2014.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Como Citar

Melo, R. A. de. (2024). ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES EM JUAZEIRO-BA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–12. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.945

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.