METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ESTUDANTE
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.936Palavras-chave:
EPT, Educação, Profissional, Metodologias AtivasResumo
O objetivo deste artigo é destacar a importância das metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Inicia-se com uma análise da situação atual da EPT, ressaltando a necessidade de superar a dualidade histórica entre formação técnica e desenvolvimento integral do educando. Em seguida, explora-se a relevância das metodologias ativas, que proporcionam aos estudantes um papel ativo na construção do conhecimento, promovendo o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. O texto também aborda como essas abordagens pedagógicas beneficiam tanto os estudantes quanto os professores, aprimorando a prática docente e preparando os alunos para as demandas do mercado de trabalho e da sociedade contemporânea. Assim, este artigo enfatiza a necessidade de uma mudança de paradigma na EPT, reconhecendo as metodologias ativas como um meio eficaz de transformação educacional.
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