A DIVERSIDADE E INTERSECCIONALIDADE

NOVAS PERSPECTIVAS DE TRAVESSIAS DOS ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR

Visualizações: 292

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.912

Palavras-chave:

Práticas Escolares, Identidades, Educação , Revisão Narrativa

Resumo

O artigo apresenta a necessidade de discutir e evidenciar as vivências dos adolescentes e as diferenças presentes nos espaços escolares e conceber a interseccionalidade como prática/conceito a ser aplicada na educação. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura utilizando-se descritores como diversidades no ambiente escolar, interseccionalidade, adolescentes, construção de identidade e práticas escolares. Esta revisão pontuou como discutir interseccionalidade e diversidade no contexto escolar é fundamental para promover a equidade de oportunidades e combater preconceitos. Educadores precisam estar preparados para compreender e atender às necessidades dos alunos de forma inclusiva, permitindo a expressão de identidades diversas e contribuindo para uma sociedade mais tolerante e igualitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Francinete Leite Junior, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade Católica do Pernambuco ( UNICAP) Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), possui Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional (KURIUS), História Social (URCA), Gestão Escolar (FJN) e Metodologia do Ensino Fundamental (FJN), Psicologia Infantil(ÚNICA) e em Teoria Psicanalítica (UNILEÃO) Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Graduado em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio (FALS) e Graduando em Educação Especial ( Segunda Licenciatura). Docente do Curso de Psicologia Centro Universitário Dr. Leão Sampaio- UNILEÃO. Docente do MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE - MePESa- UNILEAO.

Francisca Janiele Felipe Feitosa, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Aluna do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM SAÚDE – PPGESa ( Mestrado) do Centro Universitário Dr Leão Sampaio.

Cícero Magerbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri

Pós - Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2021). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino/ Eixo Ensino de Ciências. Mestre em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2007), Linha de P esquia Políticas Públicas e Práticas educativas, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2003) . Atualmente é professor efetivo da Universidade Regional do Cariri - URCA, lecionando no Curso de Ciências Biológicas, no Mestrado Profissional em Ensino de Física da URCA e no Mestrado Profissional em Educação. Desde a graduação atua na área de Ensino de Ciências. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia - SBenBio.

João Vitor Alves do Nascimento, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Academico do Crurso de Psicologia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Referências

AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo: Jandaíra, 2020. 151 p. (Coleção Feminismos Plurais, coordenação de Djamila Ribeiro).

ALBUQUERQUE, Flávia. Desde cedo me disseram que eu era anormal. 05 de setembro, 2023. Instagram: @despatologiza disponível em: https://www.instagram.com/p/Cw0wfQ8JRHR/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

CRENSHAW, K. Mapping the margins: intersectionality, identity politics and violence against women of color. In: FINEMAN, M. A.; MYKITIUK, R. (org.). Of the public nature of private violence. Nova Iorque: Routledge, 1994. p. 93-118. [Também publicado em: Stanford Law Review, [S. l.], v. 43, n. 6, p. 1241-1299, jul. 1994.] DOI: https://doi.org/10.2307/1229039

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

DANTAS, C. H. F.; NETTO, M. C. F. da S. A construção do conceito jurídico de discurso de ódio como ferramenta de direito antidiscriminatório: limites à liberdade de expressão no (des)respeito à diversidade em meio ao ambiente digital. Direito em Movimento, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 48–81, 2022.

GOMES, N. L. Desigualdades e diversidade na educação. Educação & Sociedade, v. 33, n. 120, p. 687–693, jul. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000300002

HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo social, v. 26, p. 61-73, 2014.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário: a normatividade em ação. Revista Retratos da escola, Brasília, v.7, n. 13, p. 481-498, jul/dez. 2013. Disponível em

LAPOLLI, Édis Mafra et al. (org). DIVERSIDADES: O BÊ-Á-BÁ PARA A COMPREENSÃO DAS DIFERENÇAS. Florianópolis: Pandion, 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/558185

MORAES, Luciene Aparecida Souza Silva. Processo de construção da identidade do adolescente na contemporaneidade: contribuições da escola. Disertacao de Mestrado em Psicologia pela Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

ODARA, Thiffany. Pedagogia da Desobediência: Travestilizando a educação. 1ª edição. Salvador–BA. Coleção Saberes Trans. Editora Devires, 2020.

PRECIADO, Paul B. Um apartamento em Urano: crônicas da travessia. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2020.

RODRIGUES, Paula Cristina Raposo. Multiculturalismo - A diversidade cultural na escola. Escola Superior de Educação João de Deus. Lisboa, 2013.

ROSA, Eli Bruno Prado Rocha. Cisheteronormatividade como instituição total. Cadernos PET-Filosofia, v. 18, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.5380/petfilo.v18i2.68171

SANTOS, I. A. dos. Educação para diversidade: uma prática a ser construída na Educação Básica. Universidade Estadual do Norte do Paraná. Campus de Cornélio Procópio. Cornélio de Procópio, 2008.

SALLUM, Ana Maria Calil; GARCIA, Dayse Maioli; SANCHES, Mariana. Dor aguda e crônica: revisão narrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, v. 25, p. 150-154, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000800023

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Leite Junior, F. F., Feitosa, F. J. F., Torres, C. M. G., & Nascimento, J. V. . A. do. (2024). A DIVERSIDADE E INTERSECCIONALIDADE: NOVAS PERSPECTIVAS DE TRAVESSIAS DOS ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 130–142. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.912

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.