A RELEVÂNCIA DA MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DO PERTENCIMENTO ESTUDANTIL NA MODERNIDADE LÍQUIDA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.840

Palavras-chave:

Memória, Identidade, Pertencimento, Alunos, Instituições de ensino

Resumo

Este artigo compõe uma tese de doutorado em desenvolvimento e tem como objetivo primordial a análise da importância da memória e identidade institucionais na formação do sentimento de pertencimento do aluno em uma instituição de ensino. A temática é abordada por meio de uma narrativa que intercala conceitos, experiências e várias vozes, contribuindo para um debate contextualizado e interdisciplinar. Assim, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, devido à subjetividade dos fenômenos examinados, concentrando-se numa extensa revisão de literatura, uma vez que a análise dos dados ainda não foi realizada até o momento. O estudo destaca os desafios que se apresentam no âmbito do processo de ensino-aprendizagem considerando as complexas interações das identidades na modernidade líquida, impulsionada pelo processo de globalização e avanço tecnológico. A abordagem sobre a temática da memória, identidade e pertencimento em suas diversas dimensões visa contribuir para o aprofundamento e o entendimento desses aspectos desafiadores, buscando medidas mais eficazes de lidar com a diversidade no contexto educacional. Por meio da exploração da temática, almeja-se não apenas enriquecer o conhecimento acadêmico, mas também contribuir para a construção de políticas públicas mais equitativas e inclusivas nas instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Izabel Alves Macedo Mendes, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Portugal

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real/Portugal).

Armando Paulo Ferreira Loureiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Portugal

Professor Associado com Agregação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, investigador integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (Orientador da Tese em andamento que deu origem ao artigo ora submetido). 

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Publicado

2024-02-25

Como Citar

Mendes, I. A. M., & Loureiro, A. P. F. (2024). A RELEVÂNCIA DA MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DO PERTENCIMENTO ESTUDANTIL NA MODERNIDADE LÍQUIDA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.840