EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA QUANTO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.764

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Matemática Crítica, Matemática Financeira, Licenciatura em Matemática

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender aspectos relacionados à educação financeira a partir das percepções de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus Buriticupu, na perspectiva da Educação Matemática Crítica de Skovsmose e formação de professores de matemática de D’Ambrosio. Participaram da pesquisa 06 acadêmicos matriculados na disciplina de matemática financeira. Adotou-se a abordagem qualitativa e para a coleta de dados utilizou-se um questionário com 12 perguntas abertas. Para análise dos dados apoiou-se na análise de conteúdo, o que possibilitou a categorização de suas falas quanto: caracterização do participante; motivações e expectativas dos acadêmicos em relação à educação financeira; conhecimentos e habilidades em educação financeira e percepções dos acadêmicos quanto aos desafios e oportunidades da educação financeira. Observou-se que eles não tiveram contato com a temática na educação básica e até o presente momento (quarto semestre do curso de Matemática) e quando comentam sobre a importância da educação financeira, apenas a relacionam ao valor do dinheiro. Concluiu-se que a inserção desse objeto de conhecimento, no caminhar dos estudantes, pode auxiliá-los tanto no desenvolvimento de saberes relacionados às questões financeiras quanto no social. Além de, os ajudar a serem críticos, reflexivos e autônomos.

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Biografia do Autor

Reullyanne Freitas de Aguiar, Instituto Federal do Maranhão

Aluna do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo: Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Energias Renováveis, (IFCE). Especialista no Ensino da Matemática (UVA), graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas do Tapajós e graduada em Curso de Licenciatura Plena em Matemática pela UFPA. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Laboratório de Educação Matemática e atualmente, é professora efetiva do IFMA, Campus Buriticupu.

Raimundo Luna Neres, Centro Universitário do Maranhão

Doutor em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP (2010). Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Pará  UFPA (1989). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1979) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/CE (2003). Prof. da Universidade CEUMA - UNICEUMA. Docente Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/UNICEUMA/Polo Belém. 

Francisco Alexandre de Lima Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo REAMEC, mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tecnólogo em Recursos Hídricos e Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), licenciado em Matemática pela Faculdade Cidade de Guanhães (FACIG). Atualmente é professor efetivo de matemática do Instituto Federal do Maranhão, campus Buriticupu.

Francisco Carlos Silva Souza, Universidade Federal do Maranhão

Aluno do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) - da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Atenas Maranhense. Graduado em Pedagogia pela UFMA. Graduado em Licenciatura em Matemática no Centro Universitário Internacional - UNINTER e docente da Secretaria Municipal de Raposa e Paço do Lumiar - Ma.

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Publicado

2024-04-02

Como Citar

Aguiar, R. F. de, Neres, R. L., Sales, F. A. de L., & Souza, F. C. S. (2024). EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA QUANTO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.764

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