PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

AÇÕES E DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.743

Palavras-chave:

Saúde Escolar , Professoras , Educação

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar, na percepção das professoras de uma escola de um município da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o conhecimento, as ações desenvolvidas e os desafios para desenvolvimento do Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório do tipo estudo de caso, do qual participaram cinco professoras de uma escola da rede publica municipal de ensino do um município do estado do Rio Grande do Sul. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista. Os dados foram interpretados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as professoras consideram o PSE importante, mas, que precisa ser melhor organizado, acontecer com mais frequência na escola, ser mais rotineiro e não apenas com ações pontuais. Nesse contexto, conclui-se que o enfrentamento dos desafios na execução do PSE perpassa por ajustes na integração entre os setores envolvidos.

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Biografia do Autor

Marli Ludwig Thomas, Universidade de Cruz Alta

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde da Universidade de Cruz Alta em associação ampla com a Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul PPGAIS/UNICRUZ/UNIJUÍ.

Giovana Smolski Driemeier, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Discente do curso de Psicologia da UNIJUÍ. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UNIJUÍ). Santa Rosa - RS, Brasil.

Moane Marchesan Krug , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Docente do Curso de Educação Física da Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Coordenadora da Residência Multiprofissional em saúde da UNIJUÍ/Santa Rosa.

Marilia de Rosso Krug , Universidade de Cruz Alta

Docente do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde da Universidade de Cruz Alta em associação ampla com a Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul PPGAIS/UNICRUZ/UNIJUÍ. Cruz Alta- RS, Brasil

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Thomas, M. L., Driemeier, G. S., Krug , M. M., & Krug , M. de R. (2024). PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: AÇÕES E DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 143–159. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.743

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar

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