TIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO EM PILÕES-RN

Visualizações: 225

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.719

Palavras-chave:

Formação docente, aplicativos, motivação

Resumo

O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vem contribuindo para o desenvolvimento social em diversas áreas e caso do ambiente escolar, essas ferramentas podem potencializar o ensino e aprendizagem. Para o uso adequado das TIC como recursos didáticos, são necessários formações e aperfeiçoamento docente de forma que este venha planejar e executar aulas mediadas por tecnologias. Neste sentido, foi proposta uma oficina em uma escola municipal de Pilões-RN, em que foram discutidas as TIC e diversos aplicativos que podem ser inseridos como recursos nas aulas. Após as atividades da oficina, os docentes responderam um questionário e os resultados mostram os aplicativos utilizados foram bem avaliados quanto à interatividade, facilidade de manuseio e acessibilidade, além de terem objetivos relevantes relacionando conceitos e teorias. Além disso, os docentes, foram unânimes ao afirmar que o uso das TIC proporciona motivação aos estudantes e que estes recursos devem ser abordados no contexto educacional, contemplando os conteúdos de todas as disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucianny Matias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas.

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto no Departamento de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Referências

AMORIM, Ana Verena Rodrigues; LEAL, Débora Araújo. Inovações metodológicas através das tecnologias da informação e comunicação. Conjecturas, v. 22, n. 8, p. 1441–1450, 2022. Disponível em: http://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1378. Acesso em: 13 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/CONJ-1378-W82

ANATOMIX. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.educaPix.Anatomix&hl=pt_BR. Acesso em 2 fev. 2020.

BRITO, Giorgia de Andrade; SILVA, Maria das Graças de Oliveira e. Tecnologias de informação e comunicação no ensino da química: uma análise. Research, Society and Development, v. 11, n. 12, p. e488111234690, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i12.34690. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34690. Acesso em: 13 may. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34690

CAPITAIS DO MUNDO. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=info.vazquezsoftware.testcapitales&hl=pt_BR. Acesso em 2 fev. 2020.

FEITOSA, Murilo Carvalho; LAVOR, Otávio Paulino. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PhET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 125-138, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 13 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9014

FÍSICA. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.resumosmoveis.mecanica. Acesso em 2 fev. 2020.

HISTÓRIAQUIZ. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.HistoriaEstudio.HistoriaQuiz. Acesso em 2 fev. 2020.

LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; FARIAS, Iris Maria dos Santos; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Formação docente e as TDIC no processo ensino e aprendizagem: recursos e estratégias para a educação online. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, p. 439-457, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/65485. Acesso em: 13 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65485

LOOKHISTÓRIA. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lookmobile.lookhistoria&hl=pt_BR. Acesso em 2 fev. 2020.

LAVOR, Otávio Paulino; LEITE, Gladston da Costa; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Perfil de estudantes diante de evento abordando a temática TIC. Revista Educar Mais, v. 6, p. 748–755, 2022. DOI: 10.15536/reducarmais.6.2022.2889. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2889. Acesso em: 13 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2889

MATEMÁTICA INFANTIL. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.GamesForKids.Mathgames.MultiplicationTables. Acesso em 2 fev. 2020.

Mestre da matemática. Disponível: https://play.google.com/store/apps/details?id=pl.paridae.app.android.mathmaster&hl=pt_BR. Acesso em 2 fev. 2020.

PERIODIC TABLE QUIZ. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maple.periodictablequiz. Acesso em 2 fev. 2020.

PORTUGÊS CORUJA. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.heavygo.ptcoruja. Acesso em 2 fev. 2020.

SANTOS, Luanna Aretuska Silva. Vantagens e dificuldades das tecnologias de informação e comunicação na educação. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 1, p. 206–217, 2022. DOI: 10.51891/rease.v8i1.3775. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/3775. Acesso em: 13 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3775

STUDYGE. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mileoDev.geography. Acesso em 2 fev. 2020.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Matias, L., & Floriano Paulino, O. (2023). TIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO EM PILÕES-RN. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 302–314. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.719

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.