HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CEDUP TIMBÓ

DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A CULTURA ESCOLAR

Visualizações: 104

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.708

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica; Memória da EPT, História de instituição escolar; Cultura escolar; CEDUP Timbó.

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento que investiga a história da implantação do Centro de Educação Profissional Timbó (CEDUP Timbó), nos anos de 2000 a 2004, sob a perspectiva da cultura escolar. O CEDUP Timbó é uma escola pública, vinculada e mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, que oferece educação profissional de nível médio, nas formas concomitante e subsequente. Neste artigo apresenta-se parte da fundamentação teórica voltada para cultura escolar no estudo da história das instituições escolares. Busca-se compreender as possíveis interferências sociais e políticas que esta escola sofreu no período de sua implantação no município de Timbó. Utilizou-se como metodologia a pesquisa  bibliográfica e documental sobre Educação Profissional. O objetivo é compreender as possíveis influências que levaram à implantação dessa escola, sob a perspectiva da cultura escolar. Parte dos resultados obtidos apontam que um dos possíveis motivos da implantação do CEDUP, foi a ênfase na descentralização administrativa adotada pelo Governo do Estado de Santa Catarina e amparada na Lei Complementar n.243, de 2003 . Além disso, interesses da comunidade local culminaram esforços políticos municipais na instauração de uma escola profissionalizante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Leandro Plácido, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Educação, Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e do Programa de Mestrado em Geografia (ProfGEO) do Instituto Federal Catarinense, Brasil.

Referências

BRASIL, RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578 Acesso em: 14 de ago.2022

CASTRO et al., História Socioespacial Do Trabalho No Brasil, Educação Profissional E Tecnológica e a Questão Regional. Revista Labor, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em:

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55371/1/2020_art_cacastrorlpl%c3%a1cido.pdf. Acesso em 18 jun.2022.

CEDUP Timbó, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEDUP TIMBÓ, 2022. Acervo Escolar.

FERREIRA, Cristina; KOEPSEL, Daniel Fabrício. Representações da cidade: discussões sobre a história de Timbó Blumenau: Edifurb; Timbó: Fundação Cultural, 2008.

GIL, Antônio Carlos, Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo : Atlas, 2002.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira De História Da Educação, v.1,n. 1 [1], p. 9-43, 2001. Disponível em:

https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em 01 Jul.2022.

MATTEI, Lauro. Mudanças recentes na política de descentralização do estado em Santa Catarina. Revista Política e Planejamento Regional.Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, julho/ dezembro 2016, p. 243 a 262. ISSN 2358-4556.

MORAES, R.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3ª ed. rev. e ampl. Ijuí. Ed.Unijuí. 2016.

PLACIDO, R.L.; SHIRLEY BENKENDORF,.K.J.; DENISE TODOROV,M. Porosidade e Permeabilidade: Uma abordagem mesoanalítica na história das instituições escolares a partir da cultura escolar. Revista Metodologia e Aprendizado, [S.I.], v. 4, p. 183-196, 2021. DOI: 10.21166/metapre. v4i.2221. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.21166/metapre.v4i.2221

https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/2221 Acesso em 02 jun.2022.

SANTA CATARINA, Constituição do Estado de Santa Catarina, 1989. Diário da Assembleia Legislativa nº 3.306 de 19/10/1989 Disponível em:

http://leis.alesc.sc.gov.br/html. Acesso em 01 de jun.2022.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Schneider Hinsching, R. A., & Plácido, R. L. (2023). HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CEDUP TIMBÓ: DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A CULTURA ESCOLAR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 247–266. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.708

Artigos Semelhantes

<< < 38 39 40 41 42 43 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.