CONSTRUINDO UMA ESCOLA PARA TODOS

O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INCLUSÃO ESCOLAR

Visualizações: 768

Autores

  • Priscilla Pinzetta Universidade Cidade de São Paulo
  • Natasha Lima Medeiros Ferreira Universidade Cidade de São Paulo
  • Rafael Lima Medeiros Ferreira Universidade Federal do Amazonas
  • Roberto Gimenez Universidade Cidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-4953-5941

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.660

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Deficiência, Inclusão

Resumo

A gestão democrática na educação desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão de alunos com deficiência. Historicamente, a educação de pessoas com deficiência enfrentou diversos desafios, desde a segregação até a marginalização. No entanto, ao longo do tempo, a perspectiva da inclusão escolar ganhou força, e a gestão democrática tornou-se uma parte essencial desse processo. As políticas e legislações foram implementadas para garantir que os estudantes com deficiência tenham acesso a uma educação de qualidade em escolas regulares. Essa abordagem visa não apenas à igualdade de oportunidades, mas também ao pleno desenvolvimento do potencial de cada aluno, independentemente de suas diferenças. A pesquisa nesse campo visa compreender as melhores práticas e os desafios enfrentados na promoção da inclusão. Ao aprimorar o perfil da gestão democrática, podemos construir um sistema educacional mais inclusivo e igualitário, onde todos os alunos tenham a possibilidade de contribuir para a sociedade de maneira significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Pinzetta, Universidade Cidade de São Paulo

Gestora Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Diadema-SP. Pedagoga com habilitação em Deficiência Visual, Mestra em Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, bolsista CAPES.

Natasha Lima Medeiros Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo

Bibliotecária, Pedagoga, Mestra em Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, bolsista CAPES.

Rafael Lima Medeiros Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal do Amazonas. Pedagogo, Mestre em Políticas Públicas, Doutor em Educação.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo

Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Bacharel, Licenciado, Mestre e Doutor em Educação Física (USP).

Referências

ABRAMOWICZ, Anete; SILVÉRIO, Valter Roberto (org.). Afirmando Diferenças: Montando o Quebra-Cabeça da Diversidade na Escola. Papirus Editora. 2015

BRASIL. Constituição Federal. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1999. Recuperado em 23 de dezembro de 2009, de http://www.saude.sc.gov.br/legislacao_sus/leis/lei7853.htm. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm . Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394/96. Brasília: Senado, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. MUNICÍPIO DE DIADEMA. Secretaria de Educação. EMEB Rachel de Queiroz. Projeto Político Pedagógico Participativo. Diadema, 2023.

CANDAU, V.R. A Didática em Questão. Editora Vozes. 2000.

CARVALHO, J. M.; SILVA, M. M.; CARVALHO, L. M. A gestão democrática da educação na perspectiva da inclusão escolar. Revista Educação Especial, v. 33, p.132-148. 2020.

CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 6 de dezembro de 2006. Resolução A/61/611. Disponível em: http:/www.portal.mec.gov.br/siesp/arquivos/pdf.doc. Acesso em: 21 fev. 2024.

DRABACH, Nadia Pedrotti; SOUZA, Ângelo Ricardo de. Leituras sobre a gestão democrática e o" gerencialismo" na/da educação no Brasil. Revista Pedagógica, v. 16, n. 33, p. 221-248, 2014.

DECLARAÇÄO DE SALAMANCA. Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais. Espanha: Salamanca, 1994.

FARAH, S.; RENDERS, E. C. C. Práticas Educativas Inclusivas: aproximações entre o DUA e a Comunicação Alternativa na Escola. Rio de Janeiro: Educação, Cultura e Comunicação, 2023.

FERNANDES, C. A.; ALMEIDA, S. A. A gestão democrática e a inclusão escolar: desafios e possibilidades. Revista Educação Especial, v. 32, p.172-186, 2019.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2019.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2012.

GIMENEZ, R. As concepções e os direitos das pessoas com deficiências: os desafios para ser sujeito da Inclusão. Parlamento e Sociedade, v. 10, p. 123-136, 2022.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica- social dos conteúdos. 28. ed.Editora Loyola, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

MANTOAN, M. T. E. Educação Inclusiva: Do Direito à Realidade. São Paulo: Moderna, 2022.

MANTOAN, M.T.E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 2.ed. São Paulo: Moderna, 2016.

MANZINI, E. J.; MACHADO, A. M. Inclusão escolar: contextos, práticas e reflexões. São Paulo: Editora Unesp, 2012.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2005.

MIETO, Gabriela; JORDÃO, Giselda Benedita; BENETTI, Márcia. Inclusão Educacional: currículo e acessibilidade. Educação: Saberes e Prática, v. 7, p. 244-255, 2018.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 15. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2019.

PRIETO, Rosângela Gavioli. Educação Inclusiva: Adaptações Curriculares para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Editora Wak, 2012.

ROLDÃO, Maria do Céu Diferenciação curricular e inclusão. In: RODRIGUES, D. (Org.). Perspectivas sobre a inclusão. Da educação à sociedade. Porto: Porto Editora, 2003.

SADALLA, A. M. Com a palavra a professora: suas crenças, suas ações. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1997.

SOUZA, Amaralina Miranda et al. Inclusão: história,conceitos e problematização. Centro de Formação Continuada de Professores da Universidade de Brasília – CFORM/UnB: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC/SEB, 2005.

SOUZA, Amaralina Miranda de; BARBOSA, Leidyane de Souza. Práticas pedagógicas inclusivas na sala de aula: como identificá-las? V Seminário internacional sobre profissionalização docente. PUCPR, 2015.

STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.

THURLER, M. G. As Competências para Ensinar no Século XXI: A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. São Paulo: Artmed, 2022.

TOMLINSON, C. A., BRIGHTON, C. M., CALLAHAN, C., & HERBERT, H. (2003). Differentiating Instruction in Response to Student Readiness, Interest, and Learning Profile in Academically Diverse Classrooms: A Review of Literature. Journal for the Education of the Gifted, v.27, p. 119-145, 2003.

VIEIRA, P. S. J. Educação inclusiva e formação de professores: o caso de uma escola pública no estado de Goiás. São Paulo: Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Brasil, São Paulo, v. 5, n. 10, p. 77–90, 2022. DOI: 10.55892/jrg.v5i10.339.

VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2016.

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Pinzetta, P., Ferreira, N. L. M., Ferreira, R. L. M., & Gimenez, R. (2024). CONSTRUINDO UMA ESCOLA PARA TODOS: O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INCLUSÃO ESCOLAR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.660

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)