COMPETÊNCIAS DE ESTUDO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

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Autores

  • André Luiz Paiva Pompeu Universidade do Vale do Sapucaí
  • Neide de Brito Cunha Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza https://orcid.org/0000-0003-4945-4495

Palavras-chave:

Competências de estudo, Autorregulação da Aprendizagem, Estratégias de aprendizagem; Ensino superior, Ensino superior

Resumo

Para que o aluno seja considerado competente em seus estudos é necessário que possua comportamentos autorregulatórios e faça uso das estratégias de aprendizagem. Considerando essas habilidades como essenciais para o bom desempenho do aluno de nível superior, este estudo teve como objetivo principal verificar se existe relação entre as competências de estudo e as estratégias de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de campo, da qual participaram 284 estudantes de dois cursos de uma universidade particular do Sul de Minas Gerais. Foi utilizada a Escala de Avaliação de Competências de Estudos – ACE e a Escala de
Avaliação de Estratégias de Aprendizagem EEA-U. Os resultados apontaram para uma amostra com nível bom nas competências de estudos, porém com menos uso de estratégias de aprendizagem. Entre todos os fatores da ACE e da EEA-U e seus totais houve correlações positivas e estatisticamente significativas, com magnitudes que variaram de fracas a moderadas. As implicações psicoeducacionais das variáveis investigadas são discutidas.

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Biografia do Autor

André Luiz Paiva Pompeu, Universidade do Vale do Sapucaí

Universidade do Vale do Sapucaí

Neide de Brito Cunha, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

Pompeu, A. L. P., & Cunha, N. de B. (2021). COMPETÊNCIAS DE ESTUDO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(4). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/60

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