INSTRUMENTOS QUE SUBSIDIAM EDUCADORES/AS PARA A ABORDAGEM SOBRE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

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Autores

  • Lisiani Guimarães Scalco Universidade Federal do Pampa
  • Jaqueline Carvalho Quadrado Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Violência de Gênero, Saúde Pública, Escola

Resumo

O presente trabalho apresenta os instrumentos que poderão subsidiar educadores/as para a abordagem sobra a prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher no contexto escolar, de forma segura, desde que desejem defender uma agenda democrática e plural que busque a formação para a uma real e igualitária cidadania. Sabe-se que a violência de gênero se expressa por meio de comportamentos engessados histórica e culturalmente e, portanto, tornou-se um problema de saúde pública. Nesse sentido, busca-se demonstrar que violência é um problema que ainda perdura e que exige sua erradicação, sendo importante subsidiar educadores/as para que exerçam os seus papeis na escola, de fora tranquila e fundamentada nos instrumentos que trazem previsões sobre as questões de gênero. Assim, espera-se que este trabalho colabore, mesmo que de forma singela para que que educadores possam sentirem-se seguros para defender uma agenda democrática e plural que busque a formação para a cidadania, procurando compreender o contexto atual e refletindo sobre as possíveis resistências à guinada conservadora em curso no Brasil.

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Biografia do Autor

Lisiani Guimarães Scalco, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais- 1997/II UNISINOS- São Leopoldo-RS, Especialista em Direito- Área de concentração em Direito Público Municipal – 2004/II- UNIJUI Campus Ijuí – RS, Pós-graduanda em Conciliação e Mediação pelo Centro de Mediadores - Instituto de Ensino, Mestranda Em Políticas Públicas – PPGPP, UNIPAMPA – São Borja, Advogada atuante desde 1998, conciliadora e Mediadora Judicial certificada pelo CNJ.

Jaqueline Carvalho Quadrado , Universidade Federal do Pampa

Doutora  em  Sociologia  pela  Universidade  de  Brasília,  Mestre  em  Serviço  Social  pela  Pontifícia  Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Bacharel em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas, Professora do Programa  de  Pós  Graduação  em  Políticas  Públicas,  pela  Universidade  Federal  do  Pampa,  campus  São  Borja. Pesquisa sobre Análise de Programas, Projetos e Políticas Governamentais.

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Publicado

2023-03-17

Como Citar

Guimarães Scalco, L. ., & Carvalho Quadrado , J. . (2023). INSTRUMENTOS QUE SUBSIDIAM EDUCADORES/AS PARA A ABORDAGEM SOBRE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(6), 14–33. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/579

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