NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA DE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS DO SERTÃO DO PAJEÚ

Visualizações: 381

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.482

Palavras-chave:

Palavras-chave: Ecologia Humana no Brasil. Ecologia dos Saberes. Patrimônio cultural imaterial. Territórios quilombolas do Pajeú.

Resumo

Resumo: A preservação do patrimônio cultural imaterial de um território tradicional quilombola depende de seu processo formativo e de sua organização enquanto núcleo cultural.  Com base nessa afirmação, este artigo tem como objetivo reconhecer, pelas histórias orais dos entrevistados, as atitudes desses em relação aos impactos sociais, culturais, ambientais, tecnológicos causados em seus territórios e a reação pela preservação de sua identidade cultural. O estudo utilizou dos fundamentos de Santos (2007) sobre Ecologia dos saberes;  Bomfim (2021) sobre o objeto da Ecologia Humana no Brasil; Hall (2013) e Chartier (2021) sobre representação; Bortolotto (2011) sobre Patrimônio cultural imaterial, entre outros. A pesquisa de campo foi desenvolvida a partir de histórias orais das lideranças dos territórios quilombolas do sertão do Pajeú. Como conclusão, fica evidente que a organização do núcleo cultural é a forma de promover a preservação do patrimônio imaterial desses territórios por meio da educação não formal como garantia da preservação da ecologia de saberes dos núcleos culturais que lutam pela sobrevivência e preservação de sua identidade cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Ferreira Costa, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Letras Português/Inglês (AESA/CESA), Pedagogia (UNITINS) e Letras Espanhol (UFPE). Especialista em Tecnologia Educacional (FIP), Língua Portuguesa (UPE), Língua Inglesa (UPE) e Coordenação Pedagógica (UFPE). Mestre em Linguagem e Ensino (UFCG). Doutorando em Letras do PPGL/UFPB, na linha de pesquisa leituras literárias. Doutorando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental do PPGEcoH/UNEB, na linha de pesquisa Ecologia Humana e Educação. Atualmente é professor assistente da Universidade de Pernambuco/campus Petrolina, dos cursos de Letras Português/Espanhol e Português/Inglês. Realiza pesquisa em Letramento literário e em Educação não formal em comunidades quilombolas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3646326303938978. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7525-9696.

Dinani Gomes Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1988), Especialização em Ciência da Computaçao. pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - reconhecido como Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) (registrado, processo nº 2009.1.19269.1.3) e Pós-doutorado em Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)(2013), Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professora Titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Professora do Corpo permanente do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (UNEB/DCH) e do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB/DTCS) .Tem experiência na área de Inteligência Artificial com ênfase em Redes Neurais Artificiais, representação de conhecimento e web Semântica na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Reconhecimento de Padrões, Padrões de Metadados Educacionais, Learning Objects e IMS Learning Design. Participa de corpo editorial e revisora de periódicos internacionais/nacionais e de conferências da área. Avaliadora do Ministério da Educação e Cultura (MEC) desde 2008.

Odair França de Carvalho, Universidade de Pernambuco

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU foi orientando da Professora Dr. Selva Guimarães e no estágio de doutoramento(PDSE) co-orientado pelo professor Joan Pagès na Universidade Autônoma de Barcelona - UAB. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco-UPE. Membro do colegiado de Pedagogia e Coordenador de Extensão da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos em prisões, Educação em espaços não escolares e Gestão Educacional. De 2019 - 2021 foi coordenador da área temática Educação no FOPROEX. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE). https://orcid.org/0000-0003-4864-4510

Referências

ALTHUSSER, L. For Marx. Tradução de B. Brewster. London: Penguin Press, 1969. (originalmente publicado em 1965). [A favor de Marx. Tradução de Dirceu Lindoso. Rio de Janeiro: Zahar, 1979] In: HALL, S. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte:Editora UFMG, 2013. 2ª Edição.

BARBOSA, E. J. B.; BOMFIM, H. F. do. Neoliberalismo e educação: um estudo de caso sobre nucleação escolar em Bom Jesus da Lapa. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 100–118, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/6173. Acesso em: 7 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.5935/encantar.v1.n1.008

BEGOSSI, A. Ecologia Humana: um enfoque das relações homem-ambiente. Interciência, v. 18, p. 121-132, 1997. Disponível em: http://www.interciencia.org.ve. Acesso em: 09 abr. 2022.

BOMFIM, Luciano Sérgio Ventin. História e epistemologia da Ecologia Humana – Salvador – BA: Editora Mente Aberta. 2021.

BORTOLOTTO, Chiara. A salvaguarda do patrimônio cultural imaterial na implementação da Convenção da UNESCO de 2003. Revista Memória em Rede, Pelotas, v.2, n.4, dez.2010 / mar. 2011.

BOURDIEU, Pierre. Violência simbólica e lutas políticas (1930). In: _____Meditações pascalianas. Tradução Sergio Miceli. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 199-251

BRASIL. Base de Informações Geográficas e Estatísticas sobre os indígenas e quilombolas para enfrentamento à Covid-19. Notas Técnicas. Volume especial. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/tipologias-do-territorio/27480-base-de-informacoes-sobre-os-povos-indigenas-e-quilombolas.html?=&t=downloads. Acesso em: 27 mar. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1994. Institui as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Brasília: SECAD, 2004.

CARDOSO, Volmar da Silva. Os impactos da nucleação das escolas do campo do município de Ponte Alta do Bom Jesus - TO. Universidade Federal de Tocantins. Curso de Pedagogia. TCC. PARFOR. Arraias - TO, 2019.

CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. Revista Fronteiras, Dourados, MS, v. 13, n. 24, p. 15-29, jul./dez.2011.

CIMPAJEÚ. A microrregião do Pajeú no semiárido pernambucano. Disponível em: http://cimpajeu.blogspot.com/2011/08/nosso-rio-pajeu.html. Acesso em: 22 mar. 2022.

COELHO NETO, Agripino Souza. Componentes definidores do conceito de território: a

multiescalaridade, a multidimensionalidade e a relação espaço-poder. GEOgraphia,

v. 15, n. 29, p. 23-52, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/S0515-3700(13)00266-8

EPIFANIA. In: DICIO Dicionário Houaiss Corporativo. Disponível em: https://www.houaiss.net/corporativo/apps/www2/v6-1/html/index.php. Acesso em 09 abr. 2022.

GIL, Antônio Carlos, Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002

HALL, S. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte:Editora UFMG, 2013. 2ª Edição.

HOLANDA, Mayza Jardim. Incorporação de tecnologias na comunidade quilombola Grotão em Filadélfia – TO.2019. 110f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Araguaína, 2019.

MARQUES, J. Ecologia Humana no Brasil. In: MARQUES (Org.) Ecologias Humanas. Feira de Santana: EDUEFS, 2014.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom Meithy, HOLANDA, Fabíola. História oral: com o fazer, com o pensar . - 2. ed., 4 a reimpressão. - São Paulo: C ontexto, 2015.

MIRANDA, Lara Prata. Mapeamento das violações contra quilombolas no Brasil (2016-2020). Flávia Rios. Orientadora. TCC (Graduação em Ciências Sociais) - UFF. Niterói, 2021.

NASCIMENTO, Abdias do. O quilombismo: Documentos de uma militância pan-africanista _ 2a ed. _ Brasília/ Rio de Janeiro: Fundação Palmares/ OR Editor Produtor, 2002. 362 p.

PARK, R. Human Ecology. American Journal of Sociology, v. 42, n. 1, p. 1 – 15, jul. 1936. In: BOMFIM, Luciano Sérgio Ventin. História e epistemologia da Ecologia Humana – Salvador – BA: Editora Mente Aberta. 2021.

PIMENTA, Jucilane Costa; DO NASCIMENTO, Eulina Coutinho Silva. Caminhos da educação em uma comunidade quilombola em tempos de pandemia. REVISTA FOCO, v. 15, n. 7, p. e613-e613, 2022. DOI: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v15n7-008

SANTANA, Antônio Nunes. MARQUES, Tatyanne Gomes Marques. Treze anos depois: impactos do processo de nucleação das escolas rurais no município de Guanambi – BA. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, Anais. v. 7, n. 7, p. 7258-7274, maio, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social; tradução Mouzar Benedito. – São Paulo: Boitempo, 2007.

SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: DP& A, 2005. p. 7-87

VELLOSO, Maria Jacy Maia. Práticas de letramento no contexto digital: usos da leitura e da escrita no telecentro de uma comunidade quilombola. Tese de doutorado. 2015.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Ferreira Costa, K., Gomes Amorim, D., & França de Carvalho, O. (2023). NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA DE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS DO SERTÃO DO PAJEÚ. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(5), 02–21. https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.482

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.