MÍDIA E ESTUDOS DE GÊNERO

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

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Autores

Palavras-chave:

Publicidade, Metodologias feministas, Leitura crítica da mídia, Mídia tática, Gênero

Resumo

O artigo versa sobre um relato de experiência realizado no curso de Publicidade e Propaganda da UFPE. O saber da publicidade é fortemente constituído pela ótica de mercado e lógica dos preceitos neoliberais, na qual o ideal de aprendizagem se foca em estereótipos redutores. Dessa forma, propusemos a aplicação de metodologias feministas e híbridas, especialmente, a leitura crítica da mídia (CHRISTOFOLETTI; MOTTA, 2008) e a mídia tática (GARCIA; LOVINK, 1997) na subversão da racionalidade dominante. A experiência decorreu junto à componente “Comunicação e Gênero”, que possui ementa pautada à luz do pensamento de Butler (2003) e Scott (1995), associada a metodologias participativas e técnicas de trabalhos em grupos (ADRIÃO, 2014). Com efeito, buscamos promover uma ponte dialógica entre a teoria e a prática dos movimentos sociais na construção de uma mídia politicamente engajada. Como resultados, apresentaremos o uso das metodologias citadas na produção e no ensino de um outro fazer publicitário.

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Biografia do Autor

Soraya Maria Bernardino Barreto Januário, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado na McGill University, Institute of Gender,Sexuality and Feminisms (IGSF), Montreal, Canadá. Doutora em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Publicitária e professora do Departamento de Comunicação da UFPE. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE- PPGDH/UFPE.

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Publicado

2023-03-17

Como Citar

Bernardino Barreto Januário, S. M. (2023). MÍDIA E ESTUDOS DE GÊNERO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(6), 74–93. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/451

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