MÍDIA E ESTUDOS DE GÊNERO
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
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Publicidade, Metodologias feministas, Leitura crítica da mídia, Mídia tática, GêneroResumo
O artigo versa sobre um relato de experiência realizado no curso de Publicidade e Propaganda da UFPE. O saber da publicidade é fortemente constituído pela ótica de mercado e lógica dos preceitos neoliberais, na qual o ideal de aprendizagem se foca em estereótipos redutores. Dessa forma, propusemos a aplicação de metodologias feministas e híbridas, especialmente, a leitura crítica da mídia (CHRISTOFOLETTI; MOTTA, 2008) e a mídia tática (GARCIA; LOVINK, 1997) na subversão da racionalidade dominante. A experiência decorreu junto à componente “Comunicação e Gênero”, que possui ementa pautada à luz do pensamento de Butler (2003) e Scott (1995), associada a metodologias participativas e técnicas de trabalhos em grupos (ADRIÃO, 2014). Com efeito, buscamos promover uma ponte dialógica entre a teoria e a prática dos movimentos sociais na construção de uma mídia politicamente engajada. Como resultados, apresentaremos o uso das metodologias citadas na produção e no ensino de um outro fazer publicitário.
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