MARCAS DA FRONTEIRA

O MARCO MISSIONEIRO DE FONTOURA XAVIER/RS

Visualizações: 172

Autores

  • Jacqueline Ahlert Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Missões, Arqueologia, Fontoura Xavier

Resumo

Um mistério de dois metros de altura saiu do meio dos pinheirais do município de Fontoura Xavier para desafiar a imaginação e a mente dos arqueólogos. Um ponto de interrogação que já se transformou na descoberta mais surpreendente da trajetória da investigação missioneira. Um basalto inteiramente trabalhado, com desenho e inscrições que podem ter quase quatro séculos. Nada parecido foi encontrado até hoje no território que um dia viu nascer e agonizara utopia que uniu índios canibais e padres espanhóis numa experiência única na história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Ahlert, Universidade de Passo Fundo

Doutora em História Ibero-americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Programa de Pós-Graduação em História (PPGH Me-Do) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e da Faculdade de Artes e Comunicação - UPF. Coordenadora do Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (LACUMA) e pesquisadora do Núcleo de Pré-história e Arqueologia (NuPHA).

Referências

AHLERT, Jacqueline. Estátuas andarilhas: as miniaturas na imaginária missioneira. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.

AHLERT, J.; GOLIN, T.; VICROSKI, F.; ALMEIDA, B.; CITTOLIN, G. GALVAN, A.; GRAFF, Armando. Exposição Ervais dos Povos Indígenas: das aldeias nativas às Missões, 2019.

BRUM, Eliane. Uma pedra misteriosa intriga moradores de Fontoura Xavier. Zero Hora: Porto Alegre/RS, 28 de junho de 1992. Pp. 42-44. Impresso

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

Extrato de las ocurrencias y estado de la Demarcacion de los Articulos 3º y 4º del Tratado Preliminar del ano de 1777. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional.

FRAGOMENI, Luiz Paulo. Caracterização do meio físico de Fontoura Xavier – RS. Passo Fundo: GEMA – Geologia, Engenharia e Meio Ambiente, 2018.

GOLIN, Tau. Mateando: os ervais dos povos indígenas: história da erva mate e do chimarrão. Passo Fundo: Méritos, 2022.

MABILDE, Pierre F. A. Booth. Apontamentos sobre os indígenas selvagens da Nação Coroados dos matos da Província do Rio Grande do Sul. 1836 – 1866. São Paulo: IBRASA; Brasília: INL, Fundação Nacional Pró-Memória, 1983.

SÃO LEOPOLDO, V. Mappa da Província de San Pedro. 1841. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional.

VICROSKI, Fabrício J. Nazzari. Diagnóstico arqueológico interventivo na área de implantação do loteamento residencial Parque da Cidade I, município de Passo Fundo/RS. Núcleo de Pré-História e Arqueologia da Universidade de Passo Fundo, 2014.

VICROSKI, Fabrício J. Técnicas de Laboratório em Arqueologia: Procedimentos básicos para conservação de acervos, promovido pelo Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NuPHA/PPGH/UPF), 2012.

VICROSKI, Fabrício J. Índios, jesuítas e bandeirantes no Alto Jacuí. Implicações históricas e geopolíticas da redução de Santa Teresa del Curiti. Tese de doutorado. Passo Fundo: Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, 2018.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

Ahlert, J. . (2023). MARCAS DA FRONTEIRA : O MARCO MISSIONEIRO DE FONTOURA XAVIER/RS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(4), 04–26. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/427

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE FRONTEIRAS E INTERDISCIPLINARIDADE

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.