O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE E AS DISCUSSÕES REALIZADAS EM TRABALHOS CIENTÍFICOS NO PERÍODO DE 2015-2023

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.367

Palavras-chave:

Ensino Fundamental nove anos, Relações, Impactos, Percepções, Implantação

Resumo

Ao longo dos anos, inúmeras transformações têm marcado o processo educacional, a ampliação do Ensino Fundamental foi uma delas. Buscando compreender como essas transformações têm sido recebidas e qual a compreensão do tema no ambiente acadêmico, esta pesquisa analisa publicações acadêmicas, especificamente, teses e dissertações que trataram a temática nos últimos cinco anos, entre 2015 a 2020. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica, orientada pela exploração de dados disponíveis on-line.  Para levantamento dos dados utilizamos a base de dados da BDTD (Biblioteca brasileira de Teses e Dissertações), com um olhar para trabalhos cujo objeto de pesquisa tenha sio o ensino fundamental de nove anos, dessa forma, os descritores utilizados foram “ensino fundamental de nove anos”, os quais resultaram na análise de 12 trabalhos.  A partir da análise dos textos selecionados, surgiram três categorias centrais, as quais se complementam, proporcionando uma visão panorâmica do Ensino Fundamental de nove anos, compreendendo a amplitude e a especificidade do tema.  Os resultados apontam que o Ensino Fundamental de nove anos talvez não represente efetivamente um ganho substancial no desenvolvimento de crianças pequenas, como previsto pelo MEC; porém, é uma realidade consolidada, mas que precisa de constante aperfeiçoamento.

 

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Biografia do Autor

Queli Ghilardi Cancian, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2011), graduação em Educação Física (licenciatura) pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2018), graduação em Educação Física (bacharela) pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2016) e mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Atualmente é Doutoranda pelo programa de pós-graduação em Educação, graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Assis Gurgacz, bolsista CAPES e membro do grupo de pesquisa Fopecim da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Educação e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, prática de educação motora, desenvolvimento cognitivo, educação física, metodologia e formação de professores.

Andréia Florêncio Eduardo de Deus, Universidade do Oeste do Paraná

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2008) , Especialista no Ensino de Ciências e Matemática (2014) pela UNIOESTE. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (2018) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Doutoranda em Educação em ciências e Educação Matemática (UNIOESTE). Atua profissionalmente como Pedagoga na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Realeza 

Anilton Oliveira da Silva , Universidade do Oeste do Paraná

Anilton Oliveira doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado - Área de Concentração: Educação, Linha de esquisa: Formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Reitoria e atua como Técnico em Assuntos Educacionais, na Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Campus Toledo-PR.

Vilmar Malacarne, Universidade do Oeste do Paraná

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Filosofia e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ética, Ciência e Religião. Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - NUPECIM. 

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Publicado

2023-07-29

Como Citar

Ghilardi Cancian, Q., Florêncio Eduardo de Deus, A., Oliveira da Silva , A., & Malacarne, V. (2023). O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE E AS DISCUSSÕES REALIZADAS EM TRABALHOS CIENTÍFICOS NO PERÍODO DE 2015-2023. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(3), 89–100. https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.367

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