PROJETOS EDUCATIVOS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL DO VALE DO RIBEIRA A PARTIR DO NOVO CURRÍCULO PAULISTA

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Autores

  • Jorge Eschriqui Vieira Pinto Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Currículo, Ensino, Projetos

Resumo

Este artigo analisa o processo de ensino sobre o patrimônio cultural do Vale do Ribeira por meio da metodologia de projetos educativos nas aulas de História das escolas da região a partir das orientações do novo currículo paulista para o ensino fundamental. Neste trabalho são apresentados diversos aspectos do patrimônio cultural do Vale Ribeira e um cenário de desconhecimento por parte de uma considerável parcela dos estudantes da região desta riqueza cultural, o que desperta atitudes de desvalorização e preconceito por parte deles com relação à cultura de grupos locais como os indígenas, caiçaras e quilombolas. Visando modificar tais fatores negativos presentes na formação dos estudantes, o novo Currículo Paulista de 2019 propõe o estudo das manifestações culturais locais como fator essencial para a construção da identidade individual e regional, o
despertar do sentimento de empatia e a valorização da pluralidade cultural por parte dos estudantes. Ademais, esse documento educacional orienta o estudo das diversas manifestações culturais locais na disciplina de História a partir da elaboração de projetos educativos como uma prática pedagógica importante para a aprendizagem significativa do conhecimento histórico, o desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos e a análise crítica e compreensão das especificidades e identidades dos grupos étnicos e sociais que constituem a cultura das diversas regiões do Estado de São Paulo.

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Biografia do Autor

Jorge Eschriqui Vieira Pinto, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

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Publicado

2021-06-16

Como Citar

Pinto, J. E. V. (2021). PROJETOS EDUCATIVOS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL DO VALE DO RIBEIRA A PARTIR DO NOVO CURRÍCULO PAULISTA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(5). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/33

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