TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA SAÚDE MENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

Visualizações: 507

Autores

  • Yuri Goya Santana Universidade Federal do Pampa
  • Solange Emilene Berwig Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Saúde Mental, Estágio Supervisionado em Serviço Social

Resumo

O presente trabalho resgata a relevância do trabalho interdisciplinar, considerando para isso o período de estágio supervisionado obrigatório em serviço social, momento que antecede a inserção do futuro assistente social no mercado de trabalho, construindo o saber profissional a partir das diretrizes para a formação em Serviço Social e do projeto ético político da profissão. Partindo da inserção no estágio obrigatório no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I refletimos sobre a necessidade de ampliar o conhecimento sobre interdisciplinaridade, considerando uma importante ferramenta de trabalho em umas equipes multiprofissionais, realidade que insere o assistente social, estagiário, e outras áreas do saber na política de saúde mental. Este estudo é fruto das reflexões teóricas/práticas da experiência de estágio supervisionado ancorado em referências bibliográficas. O esforço de desenvolver tais ponderações contribuem para romper com a fragmentação das várias áreas do saber profissional, na perspectiva de uma qualificação nos serviços prestados à população usuária, ou seja, reconhecendo a importância da compreensão e aprofundamento sobre a interdisciplinaridade a fim de qualificar o exercício profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Goya Santana, Universidade Federal do Pampa

Estudante   de   Serviço   Social   na   Universidade   Federal   do   Pampa,   Campus   São   Borja.   

Solange Emilene Berwig, Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja.

Referências

ABEPSS Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Política Nacional de Estágio. Ano 2010. Disponível em:. Acesso em: 17 de outubro de 2019.

ALMEIDA, Suênya Thatiane Souza de. A importância do estágio supervisionado na formação profissional do assistente social. In: III Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais. Belo Horizonte, 7 a 9 de junho de 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 de outubro de 2019.

BERWIG, Solange E. SILVA, Jocenir de O. Saúde mental e Serviço Social: contribuições do CAPS-AD para a formação profissional. In: GOIN, Marileia, MACHADO, Loiva M. PEDERSEN, Jaina R. Os (des)caminhos das experiências nos diferentes espaços socio-ocupacionais. Jaguarão: CLAEC, 2018.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL – CFESS. Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. 9ª Edição, r evisada e ampliada. Brasilia, 2011.

BURIOLLA, Marta Alice Feiten. Supervisão em serviço social: o supervisor, sua relação e seus papéis. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003. Disponível em: . Acesso em: 17 de outubro de 2019.

CARVALHO; Fabiana Aparecida; O Serviço Social e a interdisciplinaridade; Revista Diálogos, v. 18; n. 2;ano 2012.

GOMES, Nilvania Alves. Serviço Social e Interdisciplinaridade: Confluências e Desafios; 4° Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais; 80 anos de serviço social: Tendências e Desafios.Disponível em: . Acesso em: 17 de outubro de 2019.

IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998. Acesso em: 17 de outubro de 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Goya Santana, Y. ., & Emilene Berwig, S. (2021). TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA SAÚDE MENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(5), 1–10. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/260

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.