PROGRAMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO OPORTUNIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE LEITURA ECLÉTICA

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Autores

  • Eva Ferreira Jornada Centro Universitário da Região da Campanha

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v1i3.19

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Programa Mais Educação, Escola de Tempo Integral, Escola de Tempo Integral, valoração linguística

Resumo

Este artigo tem como tema: A relevância da leitura eclética, de língua materna, nas Oficinas Pedagógicas, do Programa Mais Educação e nas Atividades Complementares, da Escola de Tempo Integral, como fomento de melhoria educacional. O Programa Mais Educação é um dos programas governamentais criado como política de ação contra a pobreza e a exclusão social. Prevê ações socioeducativas, no contraturno escolar para alunos do Ensino Fundamental, principalmente dos Anos Iniciais. Enquanto, que o Programa Escola em Tempo Integral se engaja numa perspectiva de desenvolvimento numa escola pública, que cumpra com a sua função social, que é a de permitir às crianças e aos adolescentes o acesso ao conhecimento linguístico, à leitura de diferentes tipos textuais e de temas transversais, pontuados, nos dias recentes. Contextualizando-os com o mundo em que vivem e a realidade que o cercam, na municipalidade. Ambos os programas são desenvolvidos na cidade de São Borja, fronteira oeste, do Rio Grande do Sul. Cuja finalidade desses programas são propiciar condições de os estudantes ter na escola um outro espaço, que viabilize continuidade dos estudos, para que não haja uma descontinuidade de a intervenção pedagógica. A metodologia, que será utilizada será a bibliográfica e a abordagem argumentativa utilizada por Secci. Será dada ênfase à leitura eclética de forma lúdica e prazerosa, visando melhoria na área de linguagens, nas instituições públicas. Justifica-se que o indivíduo ao ler torna-se um leitor crítico, politizado e ativo na sociedade.

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Biografia do Autor

Eva Ferreira Jornada, Centro Universitário da Região da Campanha

Professora efetiva tanto da rede municipal quanto estadual. Graduada em Letras, Habilitação: Língua Portuguesa e Espanhol, pela URCAMP, campus São Borja. Especialista em Imagem, História e Memória das Missões: Educação Patrimonial, pela UNIPAMPA, campus São Borja; Especialista em Alfabetização e Letramento, pela UNINTER, polo São Borja; Mestranda em PolíticasPúblicaspela UNIPAMPA, campus São Borja. Pesquisa sobre A Valorização do Patrimônio Imaterial de Integração Fronteiriça: Políticas Públicas Culturais e Educacionais: Resgate de Memórias Linguísticas da zona fronteiriça. E-mail: evaferrj@yahoo.com.br      

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Ferreira Jornada, E. (2021). PROGRAMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO OPORTUNIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE LEITURA ECLÉTICA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 1(3). https://doi.org/10.56579/rei.v1i3.19

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