A DANÇA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES

Visualizações: 383

Autores

  • Anderson José de Oliveira

Palavras-chave:

Dança; Educação; Negro; Prática Docente.

Resumo

O presente trabalho tem como preocupação fundamental analisar a prática docente de uma professora de educação física. Para tal, foi utilizada metodologia de cunho qualitativo, sendo necessária uma imersão no ambiente escolar. O trabalho em questão se referencia em autores como Nilma Lino Gomes (2008), Milton Santos (2002), Guacira Lopes Louro (2003), entre outros. A prática da professora citada foi analisada sob dois prismas: aulas de educação física escolar e aulas de dança educação. Foram feitas considerações apenas sobre esse segundo aspecto. A docente aqui referendada coordena um grupo de dança na escola em que
leciona, contando com a colaboração de uma professora que fundamenta a organização das coreografias dentro de um contexto histórico. Sendo assim, as apresentações realizadas estão vinculadas a uma discussão de temas previamente estudados. Amparadas em uma discussão sobre a lei 10.639 (essa lei inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da
temática "História e Cultura Afro-Brasileira") decidiram por montar um espetáculo abordando temáticas relacionadas ao negro. Para tal, contaram com a colaboração de um coreografo para a direção do espetáculo. Foram proporcionadas para os alunos do grupo de dança, bem como para os alunos das turmas regulares da professora de educação física, oficinas como: identidade negra, auto maquiagem, street dance. As músicas dançadas no espetáculo foram contextualizadas explicando-se para os integrantes do grupo o porquê delas fazerem parte da apresentação, mostrando sua importância e a história que contam. Observando-se as aulas foi possível perceber a importância que o projeto assumiu na vida de seus integrantes, sendo necessárias novas iniciativas como essa, que propiciem discussões de temas de extrema relevância como o combate ao preconceito, ao racismo e a necessidade de valorização da cultura do negro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTONI, L. M. Arte, Indústria Cultural e Educação. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 54, agosto/2001

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática

"História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm>. acesso em 21 set. 2014.

LOURO, Guacira Lopes. Corpos que escapam. Estudos Feministas, v.4, 2003. Disponível em

<http://www.pibid.ufpr.br/pibid_new/uploads/edfisica2011/arquivo/243/corpos_que_escapam .pdf > acesso em 19.01.2014.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167- 182, jan./jun. 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a12v29n1.pdf> acesso em 29.04.2014.

MORAES, L. A. & LACERDA, J. B. Dança na mídia: a influência televisiva na formação de crianças e adolescentes. Revista Científica da Faminas – v. 2, n. 2, maio-ago de 2006.

PAULILO, Maria Angela Silveira. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Serviço social em revista, v. 2, n. 1, p. 135-145, 1999.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cad.

CEDES. [online]. abr. 2001, vol.21, no.53, p.69-83. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-

&lng=pt&nrm=iso> acesso em 19.09.2014.

SANTOS, Milton. Ser negro no Brasil hoje. São Paulo: Publifolha, p. 157-161, 2002. Disponível em <http://inculturacao.salesianos.br/wp-content/uploads/2012/08/Ser-negro-noBrasil-hoje-Milton-Santos-materia-da-Folha-de-S-Paulo.pdf> acesso em 20.04.2014.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Como Citar

José de Oliveira, A. . (2021). A DANÇA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(6). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/194

Edição

Seção

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Artigos Semelhantes

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.