SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FEDERAIS

O nível de conhecimento desta política pública por parte dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas do município de São Borja

Visualizações: 191

Autores

  • Ethiane Dinat Falcão Roballo Universidade Federal do Pampa
  • Lisianne Pintos Sabedra Ceolin Universidade Federal do Pampa
  • Marilice Cortes Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-9043-3410

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v1i3.17

Palavras-chave:

Sistema de Reserva de Vagas, Políticas Públicas, Unipampa, Ocupação

Resumo

Este trabalho tem como temática o estudo da política pública do sistema de reserva de vagas para ingresso nas instituições federais de ensino superior, instituída pela Lei Federal n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, e implementada na Universidade Federal do Pampa, assim como nas instituições congêneres. Através de levantamento de dados nos cursos de Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ciência Política, do Campus São Borja, da Unipampa, constatou-se que é significativo o percentual de vagas não ocupadas nos cursos pesquisados. Assim, este artigo objetiva investigar o nível de conhecimento da política de reserva de vagas por parte dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas do município de São Borja. Para tanto, procedeu-se à coleta de dados sobre a ocupação nos referidos cursos e a aplicação de questionários para investigar o nível de conhecimento sobre o tema por parte dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas do município. Procedeu-se a uma análise quantitativa, que concluiu que é necessário investimento em divulgação do sistema de reserva de vagas e suas modalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ethiane Dinat Falcão Roballo, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Lisianne Pintos Sabedra Ceolin, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Marilice Cortes, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Referências

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Arguição de descumprimento de preceito fundamental 186. Brasília, DF: TSE, 2012. Disponível em:<http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=6984693>.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>.

BRASIL. Lei nº 11.640, de 11 de janeiro de 2008. Institui a fundação universidade federal do pampa - Unipampa e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11640.htm>.

BRASIL. Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 de agosto de 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>.

HAAS, Celia Maria; LINHARES, Milton. Políticas públicas de ações afirmativas para ingresso na educação superior se justificam no Brasil?. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, v.93, n.235, p. 836-863, dez. 2012. Disponível em:<http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/418>. Acesso em: 02 de ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812012000400015

SANTOS, Adilson Pereira. Itinerário das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro: dos ecos de Durban à Lei das Cotas. Revista de C. Humanas, Viçosa, v. 12, n. 2, p. 289-317, jul./dez. 2012. Disponível em:<http://flacso.redelivre.org.br/files/2014/05/1132.pdf>. Acesso em: 02 de ago. 2017.

SARLET, Ingo Wolfgang. Teoria geral dos direitos fundamentais. In: SARLET, Ingo Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Roballo, E. D. F., Ceolin, L. P. S., & Cortes, M. (2021). SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FEDERAIS: O nível de conhecimento desta política pública por parte dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas do município de São Borja. Revista De Estudos Interdisciplinares , 1(3). https://doi.org/10.56579/rei.v1i3.17

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.