COLONIALIDADE DO SER

A DESCONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NO DIRETÓRIO POMBALINO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1678

Palavras-chave:

Colonialismo;, Narrativas;, Subversão;, Decolonialidade;

Resumo

Desfazer saberes exige revisitar nas origens a epistême, ou conjunto epistêmico que se pretende subverter, desconstruir e ressignificar identificando o modo que estes foram instituídos e em qual, ou quais, pontos da História, foram impostos e sobre quais circunstâncias. Dentre estes saberes estão as colonialidades praticadas pelas potências europeias nas Américas, onde enfatizamos que o processo colonizador não restringiu as práticas econômicas e políticas, onde nitidamente os povos originários sofreram o que podemos chamar de colonialidade do ser. Os povos milenares aqui presentes desenvolveram culturalidade, religiosidade e sistemas políticos e sociais complexos e apesar de possuírem todas essas características que constituíam suas identidades e modos de vida, sofreram um processo de redução etnocêntrica, em que a ótica europeia em vários momentos promoveu o desrespeito e agressões. Este trabalho objetivou identificar elementos que carecem ser descontruídos presentes no discurso e herança desta mentalidade  analisando um dos dispositivos normativos implementados pela coroa portuguesa que foi o  “Diretório dos Índios” também conhecido como “Diretório Pombalino” que em linhas gerais previa a “civilização do gentio” o que já permite delinear como os povos originários eram situados pelo Estado português em seu “projeto” de inserção desta região na dinâmica social e econômica euro mercantil.

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Biografia do Autor

Erick de Brito Sampaio, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas, é licenciado em História e Pós-Graduado em Metodologias no Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, atua como professor na Secretaria Estadual de Educação do Amazonas

Rozane Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco, é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente na Universidade Federal do Amazonas atuando na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Ciências e Humanidades

José Vicente Souza Aguiar, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul é graduado em História e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, ambos pela Universidade Federal do Amazonas. Com atuação nas áreas de pesquisa de docência hoje é professor da Universidade do Estado do Amazonas onde atua na Graduação e Pós-Graduação.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Sampaio, E. de B., Alves, R. A., & Aguiar, J. V. S. (2024). COLONIALIDADE DO SER: A DESCONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NO DIRETÓRIO POMBALINO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(5), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1678

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