O USO DO WHATSAPP COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19:

UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES

Visualizações: 306

Autores

  • Antonio Edson Alves Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Lucas de Sousa Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús

Palavras-chave:

WhatsApp;, Pandemia de covid-19, Educação.

Resumo

Este artigo investiga a (in) eficiência do uso do aplicativo WhatsApp pelos professores da área de Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Ed. Física) dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de Ipaporanga-CE, durante a pandemia de covid-19. Para tanto, a metodologia adotada é de natureza qualiquantitativa, uma vez que analisa e interpreta dados coletados através de um questionário aplicado aos educadores via Google Forms, e toma como referencial teórico principal Silva (2019), Feliciano (2016), Souza, Freitas e Santos (2016), dentre outros. Diante das análises empreendidas, conclui-se que as Tecnologias da Informação e Comunicação têm, cada vez mais, ganhado espaço nos mais diversos campos de atuação da nossa sociedade. O WhatsApp, por exemplo, tornou-se um dos aplicativos mais populares do mundo e um dos recursos mais viáveis para auxiliar o processo educativo em tempos como os vivenciados, tendo em vista sua acessibilidade e funcionalidades que possibilitam dinamizar o trabalho docente e, consequentemente, o aprendizado dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Edson Alves Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando e Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (Posla-UECE). Licenciado em Letras - Português pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús. Professor temporário da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Rede Pública Estadual do Ceará (SEDUC-CE).

Lucas de Sousa Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús

Licenciado em Letras - Português pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús. Professor temporário da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Ipaporanga-CE.

Referências

ARAÚJO, E. A. dos; BIANCHINI, A. R. O uso do WhatsApp como um recurso pedagógico para o desenvolvimento do sujeito autônomo. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (RICs), São Luís, v. 4, p. 243-254, jul/dez. 2018.

BURDINHÃO, V. S. dos; MOTTER, R. M. B. WhatsApp como recurso didático pedagógico no processo ensino-aprendizagem de Inglês. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Paraná, v. 1, p.1-14.

FELICIANO, L. A. S. dos. O uso do WhatsApp como ferramenta pedagógica. In: Anais do Encontro Nacional de geógrafos, 18., 2016, São Luís/MA.

MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.12, p.13-21, maio/ago. 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v4i12.6938. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6938>. Acesso em: 06 jul. 2021.

MOREIRA, M. L.; SIMÕES, A. S. M de. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de química. Revista ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 21-43, out/dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/actio.v2n3.6905. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6905>. Acesso em: 07 jul. 2021.

SILVA, A. E. A. da. O USO DO GOOGLE CLASSROOM COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE COVID-19: UMA PRÁTICA DE ENSINO NA ESCOLA MARIA VIEIRA DE PINHO, EM IPAPORANGA-CE. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 25 - 38, 2021. DOI: 10.36732/riep.v2i2.45. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/45. Acesso em: 6 jul. 2021.

SILVA, F. J. Uso das TICs como auxílio ao ensino híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy. 2019. 80f Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.

SILVA, S. M. O. C. da; GOMES, F. C. Tecnologias e mídias digitais no contexto escolar: uma análise sobre a percepção dos professores. In: Anais do Congresso Nacional de Educação, 12.; 2015, Paraná/PR. p. 25-39.

SOUZA, L. R. A. de; FREITAS, C. B. de; SANTOS, J. M. M. S. Whatsapp - inimigo ou aliado na educação: um estudo de caso sob a ótica dos discentes. In: ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED, 22., 2016, [Águas de Lindóia]. Anais... [São Paulo]: ABED, 2016. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/113.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

Silva, A. E. A., & Moura, L. de S. . (2022). O USO DO WHATSAPP COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19:: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES . Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(1), 1–14. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/164

Edição

Seção

DOSSIÊ: PANDEMIA E SEUS IMPACTOS

Artigos Semelhantes

<< < 33 34 35 36 37 38 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.