EVASÃO E REPROVAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESCOLA NORMAL SUPERIOR DA UEA
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Visualizações: 385DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1646Palavras-chave:
Ensino Superior, Evasão Escolar, Reprovação, Desistência, RetençãoResumo
A graduação tornou-se amplamente acessível para a população em geral por meio dos programas universitários oferecidos pelo governo federal. No entanto, o aumento na busca por cursos de nível superior também trouxe à tona um problema preocupante: o elevado número de desistências, retenções e reprovações. Focando especificamente na evasão universitária, um fenômeno ainda mais particular e problemático é a evasão nos cursos de licenciatura. O objetivo deste estudo é analisar os fatores que levam à evasão e reprovação dos alunos nos Cursos de Licenciatura da Escola Normal Superior (ENS). A metodologia adotada é qualitativa, com abordagem descritiva. O universo da pesquisa abrange os Cursos de Licenciatura na modalidade presencial da Escola Normal Superior. Os resultados parciais indicam que, entre um total de 929 alunos evadidos no período de 2015 a 2019, os cursos com os maiores índices de evasão foram Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (25,1%), Geografia (24,6%), Ciências Biológicas (21,2%) e Matemática (21,0%), enquanto Pedagogia apresentou o menor índice de evasão, com 7,8%. Os dados revelam a necessidade urgente de implementar ações coordenadas entre gestores, professores e estudantes para promover a permanência dos alunos nos cursos de Licenciatura da Escola Normal Superior.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. B.; SCHIMIGUEL, J. Avaliação sobre as causas da evasão escolar no Ensino Superior: estudo de caso no curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal do Maranhão. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 167–178, 2011. DOI: 10.26843/rencima.v2i2.64.
AZEVEDO, A. R. de. A evasão nos cursos de licenciatura: onde está o desafio? Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. v. 3. 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BIAZUS, C. A. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no curso de ciências contábeis. 2004. 203 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
BRASIL. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp--ontent/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 08 fev. 2024.
BRASIL. Inep divulga o Censo da Educação Superior 2017. Disponível em: http://www.prograd.ufpr.br/portal/blog/informativo/inep-divulga-o-censo-de-educacao-superior-2017/. Acesso em: 08 fev. 2024.
BUENO, J. L. O. A evasão de alunos. In: MEC/ANDIFES/ABRUEM/SESU. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Revista Avaliação, Campinas, SP, v., n. 2, p. 55-65, jul. 1996.
DAVOK, D. F.; BERNARD, R. P.. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Avaliação, v. 21, n. 2, p. 503-521.2021.
FREITAS, R. S. A ocorrência da evasão do ensino superior: uma análise das diferentes formas de mensurar. 2016. 82 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LIMA, E.; MACHADO, L. A evasão discente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais. Educação Unisinos, v. 18, n. 2, 2014.
LOBO, M. B. C. M.. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções (ABMES Cadernos). Brasília: ABMES. 2012.
MAIA, M. F. A evasão no 3º grau: a quem interessam as razões. Campinas, 1984, 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1984.
MARTINS, C. B. N. Evasão de alunos nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior. 2007. Dissertação (Mestrado) – Fundação Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 2007.
MINAYO, M. C. de S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007.
OLIVEIRA, V. W. N.; CARVALHO, C.. Evasão na licenciatura: estudo de caso. Revista Trilhas da História, v. 3, n. 6, p. 97-112, 2014.
REIS, V. W. et al. Evasão no ensino superior de engenharia no Brasil: um estudo de caso no CEFET/RJ. Congresso Brasileiro de Educação e Engenharia. Belém, 2012. Disponível em: https://abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/7/artigos/103734. pdf. Acesso em: Acesso em: 08 fev. 2024.
SALES JUNIOR, J. S. Uma análise estatística dos fatores de evasão e permanência de estudantes de graduação presencial da UFES. [Dissertação] Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2013.
SANTANA, A. P.; PEROSSO, J. E. C.; MACEDO, K. L. O.; FARIAS, S. P. D de. Evasão escolar em escolas públicas municipais rurais localizadas em Montes Claros. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros: 1996.
SILVA, F. C. da. O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúde. 2016. [dissertação] Universidade Federal de Brasília. 2016.
SILVA, F. I. C. D., RODRIGUES, J. D. P., BRITO, A. K. A., FRANÇA, N. M. D.. Evasão escolar no curso de educação física da Universidade Federal do Piauí. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 17, p. 391-404. 2012.
SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, dez. 2007.
VITELLI, R. F.; FRITSCH, R. Evasão em cursos de licenciatura: fatores intervenientes em uma instituição de ensino superior privada brasileira. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v.14, n. 28, p. 225-245, abr./jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.