SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS

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Autores

  • Antonio Alison Pinheiro Martins Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-7199-2428
  • Isabel Cristina Rodrigues de Lucena Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1557

Palavras-chave:

Currículo, Etnomatemática, Matemática, Saberes Tradicionais

Resumo

O presente estudo é parte de uma investigação de tese do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica, cujo objetivo é identificar saberes matemáticos tradicionais do meio cultural de um contexto pesqueiro amazônico (não escolares) e associá-los a saberes matemáticos curriculares (escolares). A pesquisa foi realizada na Vila dos Pescadores de Bragança-PA, a partir de vivências na pesca de curral. A fundamentação teórica é centrada na etnomatemática, com base em autores como D’Ambrosio (2019) e Costa e Ghedin (2021), dentre outros. Foram identificados 6 diferentes saberes matemáticos não escolares, que foram associados a 16 diferentes saberes matemáticos escolares, e estes, por sua vez, geraram 17 relações entre si. São relações que surgem como oportunidade de contextualização dos saberes tradicionais no currículo escolar, ganhando significado especial na aplicação em instituições educacionais inseridas em comunidades pesqueiras.

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Biografia do Autor

Antonio Alison Pinheiro Martins, Universidade Federal do Pará

Aluno do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Universidade Federal do Pará

Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

Alison Pinheiro Martins, A., & Cristina Rodrigues de Lucena, I. (2024). SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CULTURAIS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1557

Edição

Seção

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

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