ETNOMATEMÁTICA E LÍNGUA MATERNA NA FORMAÇÃO LICENCIADA COM POVOS ORIGINÁRIOS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1530

Palavras-chave:

Etnomatemática indígena, Diversidade cultural, Bilinguismo/Multilinguismo, Ensino e aprendizagem

Resumo

O Programa Etnomatemática investiga a natureza do conhecimento matemático em suas dimensões histórica, política, epistemológica, conceitual, cognitiva e educacional. O reconhecimento e a valorização dos saberes e fazeres dos distintos grupos étnicos são condições sine qua non das pesquisas no campo da Formação de Professores Indígenas. Neste artigo, o objetivo é discutir a dimensão educacional da Etnomatemática a partir da formação licenciada de professores indígenas. O referencial teórico é fundamentado na Etnomatemática como programa de pesquisa. A metodologia foi conduzida por uma pesquisa qualitativa participante, centrada em uma atividade que visa estabelecer a relação entre linguagem matemática e língua materna. Os resultados indicam contribuições para o ensino e a aprendizagem de matemáticas sob a ótica bilíngue/multilíngue, intercultural, comunitária e da autodeterminação; e revelam práxis na formação inicial de professores relacionadas ao currículo dinâmico, ao diálogo de conhecimentos e às estratégias pedagógicas inspiradas na diversidade sociocultural indígena. Conclui-se que a dimensão educacional da Etnomatemática se apresenta como possibilidade de diálogo entre os saberes científicos e ancestrais na produção do conhecimento escolar entre as comunidades tradicionais.

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Biografia do Autor

Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).  Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemáticas (GECIM).

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

Nery, C. do S. dos S. (2024). ETNOMATEMÁTICA E LÍNGUA MATERNA NA FORMAÇÃO LICENCIADA COM POVOS ORIGINÁRIOS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1530

Edição

Seção

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO