AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA NO CURSO SUPERIOR DE AGRONOMIA

Visualizações: 189

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1529

Palavras-chave:

Maquete, Máquina, Motores, Metodologia, Elementos de Máquinas

Resumo

As aulas práticas constituem uma metodologia que permite aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, permitindo a concretização do tema abordado. Objetivou-se com este trabalho avaliar uma metodologia de aula prática, aplicada na disciplina de Máquinas, Motores e Mecanização Agrícola no IFPA, Campus Castanhal, referente ao desempenho dos discentes nas avaliações. Para desenvolvimento deste, foi realizado um levantamento de informações das turmas do curso superior de Agronomia do IFPA, durante a disciplina citada acima. Este estudo observacional e comparativo analisou as notas obtidas na disciplina de Elementos de Máquinas, considerando tanto a abordagem prática quanto a teórica. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que as turmas obtiveram notas mais altas quando o tema foi abordado e avaliado de forma prática. A aula prática conecta o conhecimento teórico à realidade por meio de experiências práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Radamés Cabral de França, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal.

Referências

ANDRADE, Marcelo Leandro Feitosa de; MASSABNI, Vânia Galindo. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em: Educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v17n04/v17n04a05.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000400005

BESERRA, Larisse Rufino dos Santos; SANTOS, Ellyrúbia Rufino Oliveira dos. A importância da aula prática no ensino-aprendizagem de Ciências naturais. In: IV Congresso Nacional de Educação, 2017, Campina Grande. Anais. 2017. s.p. Disponível em: editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35280. Acesso em 20 de fev. 2024.

BLASZKO, Caroline Elizabel; CLARO, Ana Lúcia de Araújo; UJIIE, Nájela Tavares. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Revista Educação & Formação. Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3908/3952. Acesso em: 08 de mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3908

CARNEIRO, Arlys Jerônimo de Oliveira Lima Lino et al. Importância das práticas pedagógicas no contexto escolar: dinamizando o ‘fazer pedagógico’ através da prática na Educação Básica. Research, Society and Development. v. 11, n. 13, p. 1-12, 2022. Disponível em: www.researchgate.net/publication/364160485_A_importancia_das_praticas_pedagogicas_no_contexto_escolar_dinamizando_o_'fazer_pedagogico'_atraves_da_pratica_na_Educacao_Basica#fullTextFileContent. Acesso em: 15 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i13.34789

CERQUEIRA, Iago Lima; MENDES, Maricleide Pereira de Lima. As práticas pedagógicas para o ensino de ciências na educação do campo: uma revisão de literatura. Revista Educação & Formação. Fortaleza, v. 9, n. p. 1-16, 2024. Disponível em: As práticas pedagógicas para o ensino de ciências na educação do campo: uma revisão de literatura | Educ. Form. (uece.br). Acesso em: 08 de mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12096

CUNHA, Mayara Marmelo da. Experiências pessoais e profissionais com a timidez: Reflexões para a formação docente. 2022. Monografia (Pedagogia do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior) - Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.

FLOR, Laydiane Emanuele Freitas; ANANIAS, Ludmilla Caroline; ANJOS, Vanessa Alves dos. A importância das aulas práticas no ensino superior. 2013. Monografia (Especialista de Docência Universitária) - Faculdade Católica de Anápolis, Anápolis, 2013.

FRANÇA, Pablo Radamés Cabral de et al. Disseminação de Tecnologias Sociais para Agricultura Familiar. In: BERRETA, Marcia dos Santos Ramos; LAURENT, François. (Org.). Mudanças nos sistemas agrícolas e territórios no Brasil. 1ed. Porto Alegre: UERGS, Université Le Mans, 2019, p. 310-327. DOI: https://doi.org/10.21674/9788560231.310-327

GOMES, Valdinete dos Santos; SILVA, Lucas Silveira da. A importância das aulas práticas no ensino de ciências: uma revisão narrativa. Revista Conexão ComCiência, n.1, v.5, 2021. Disponível em: uece.br/eventos/conexaocomciencia2021/anais/trabalhos_completos/674-35642-23072021-135301.pdf. Acesso em: Acesso em 20 de fev. 2024.

MEZZAROBA, Cristiano; CARRIQUIRIBORDE, Nicolás. Teoria e prática: questões imprescindíveis à prática educativa. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2807/2765. Acesso em: 08 de mar. 2024.

PEREIRA, Davi Bernes et al. A importância das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem na graduação, direcionado para ciências biológicas. In: XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2008, São José dos Campos. Anais. 2008. p. 1-3. Disponível em: www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosEPG/EPG01545_01_O.pdf. Acesso em 20 de fev. 2024.

PEREIRA, Wiviny Moreira et al. A importância das aulas práticas para o ensino de química no ensino médio. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 3, n. 4, p.1805 -1813, 2021. Disponível em: periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/5809. Acesso em: 21 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.29327/269504.3.4-20

PERUZZI, Sarah Luchese; FOFONKA Luciana. A importância da aula prática para a construção significativa do conhecimento: a visão dos professores das ciências da natureza. Educação Ambiental em Ação. n. 47, s.p. 2021. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1754. Acesso em: 17 jan. 2024.

ROSSET, Michele; LEÃO, Gabriel Mathias Carneiro; SANTOS, Margarete dos. Aula prática: um estímulo para o desenvolvimento da Interatividade intelectual, física e social dos estudantes. EJA em Debate. A. 9. n. 16. 2020. Disponível em: periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3012. Acesso em: 10 dez. 2023.

SILVA, Fernando Kennedy da; COSTA, Cristhian Pires da. O ensino de funções exponenciais por engrenagens robóticas. Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 238-270, mai.-ago. 2020. Disponível em: www.redalyc.org/journal/5771/577164137014/577164137014.pdf. Acesso em: 17 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24890

SOUZA, Daniela de Oliveira; OLIVEIRA, Muriel Batista de; PINHO, Victor Verdan Soares. O uso de maquetes no ensino da geometria descritiva. In: III Congresso Interdisciplinar do Noroeste Fluminense. 2018. Itaperuna. Anais. 2018. p. 1-8. Disponível em: anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1308. Acesso em: 10 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Radamés Cabral de França, P. (2024). AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA NO CURSO SUPERIOR DE AGRONOMIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1529

Edição

Seção

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.