CONCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ACERCA DO PLÁGIO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1360

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Plágio acadêmico, Metodologia científica

Resumo

Este estudo visa realizar a identificação, quanto as noções de docentes e discentes da área de Educação em Ciências acerca da temática do plágio acadêmico e suas interfaces. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário aberto, obtendo a participação de 15 pesquisadores. O tratamento dos dados foi realizado a partir da definição de três categorias semânticas: a) Plágio acadêmico; b) Metodologia científica na pesquisa; e c) Medidas disciplinares ao plágio. As respostas denotaram que a maioria afirma ter realizado cópias indevidas na Educação Básica. Um determinado grupo concorda em ter feito duplicidades impróprias de textos durante a graduação, apesar da maioria ter recebido orientações com informações sobre o plágio e seus diferentes formatos. Em sua totalidade definem o conceito de plágio, um número significativo utiliza ferramentas antiplágio, além de afirmarem terem recebido subsídios sobre medidas disciplinares de coibição ao plágio e orientações sobre possíveis sanções no Programa de Pós-Graduação ao qual pertencem. Sendo importante ressaltar o quanto a divulgação e orientação, devem ser preconizados e priorizados no contexto acadêmico, por meio de diferentes frentes de combate, para que o plágio seja contido, antes de suas possíveis ocorrências.

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Biografia do Autor

Rose Cristina Alves Nunes, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Carlos Maximiliano Dutra, Universidade Federal do Pampa

Docente do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Nunes, R. C. A., & Dutra, C. M. (2024). CONCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ACERCA DO PLÁGIO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(5), 01–20. https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1360

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