RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA

FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO

Visualizações: 106

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1349

Palavras-chave:

Residência multiprofissional, Formação profissional, Educação Permanente em Saúde

Resumo

Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF) são uma relevante estratégia na consolidação das políticas de saúde, e na efetivação das ações de Educação Permanente em Saúde (EPS). O estudo teve como objetivo identificar nos PRMSF brasileiros, a articulação das iniciativas com a EPS e descrever como os coordenadores dos PRMSF avaliam a relação entre a formação e atuação dos profissionais no SUS. Trata-se de estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado nas cinco regiões do Brasil, com a participação de coordenadores de PRMSF que responderam ao questionário online, entre outubro de 2022 e março de 2023. Os dados qualitativos foram submetidos a análise de conteúdo que trouxe as temáticas: Os PRMSF como espaço articulador para o desenvolvimento da Educação Permanente; Ações de integração ensino-serviço no âmbito dos PRMSF; formação realizada pelos PRMSF e, acompanhamento dos egressos dos PRMSF. As articulações estabelecidas para o fortalecimento da EPS são evidenciadas no envolvimento dos residentes nos Núcleos de Educação Permanente e nas atividades de integração com a comunidade, e participação nos conselhos locais e regionais. Assim, pode-se inferir que a EPS é uma ferramenta que permite mudanças no cotidiano do trabalho e na qualificação profissional com vistas ao desenvolvimento do trabalho multiprofissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Fernandes da Silva, Escola de Saúde Pública Municipal

Doutor em Biociências e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Cascavel/PR. 

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Cascavel/PR. 

Danielle Abdel Massih Pio, Faculdade de Medicina de Marília

Doutora em Saúde Coletiva (Unesp/Botucatu). Docente da Faculdade de Medicina de Marília. 

Débora Dupas Gonçalves do Nascimento, Fiocruz do Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências (USP). Docente na Fiocruz do Mato Grosso do Sul. 

Referências

ALBUQUERQUE, E. R. N.; ROSSIT, R. A. S. Residências multiprofissionais em saúde como fomentadoras da formação interprofissional. Demetra, v. 13, n. 3, p. 605-619, 2018. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/33495. Acesso em: 10 abr. 2022.

ALMEIDA, F. V. Residência multiprofissional em saúde: formação continuada ou trabalho precarizado? Revista Serpos. n. 1 v. 1, 2020. Disponível em: http://serpos.net.br/index.php/serpos/article/view/6/23. Acesso em: 16 set. 2023.

ARNEMANN, C. T. et al. Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional: interface com a interprofissionalidade. Interface, v. 22, supl. 2, p.1635-1646, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/Db4nq7VD8KbHxRQmzqT5Cbp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 set. 2023.

BALDOINO, A. S. VERAS, R. M. Análise das atividades de integração ensino-serviço desenvolvidas nos cursos de saúde da Universidade Federal da Bahia. Revista da escola de enfermagem da USP, v. 50. p. 017-024, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000300003. Acesso em: 16 set. 2023.

BRANCHI, A. Z. O perfil dos egressos da Residência Multiprofissional de um complexo de serviços de saúde público. 2020. Dissertação (mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/229402. Acesso em: 16 mar. 2024.

BRASIL. Casa Civil. Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nº s 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11129.htm. Acesso em: 17 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006b. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pacto_saude_volume9.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Portaria GM/MS n. 1.996/2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt1996_20_08_2007.html. Acesso em: 22 out. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as seguintes diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Brasília-DF: 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 26 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/19308123/do12017-09-22-portaria-n-2-436-de-21-de-setembro-de-2017-19308031. Acesso em: 10 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? 1. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2018a.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) n° 13.709/2018b. Disponível em: https://www.gov.br/mds/ptbr/acessoainformacao/lgpd#:~:text=A%20Lei%20Geral%20de%20Prote%C3%A7%C3%A3o,da%20personalidade%20de%20cada%20indiv%C3%ADduo. Acesso em: 24 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. 2021a. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/nasf/residenciamultiprofissional/. Acesso em: 10 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Ofício Circular Nº 2/2021/Conep/SECNS/MS. Brasília, 2021b.

CAIPE. Centre for the Advancement of Interprofessional Education. Interprofessional Education Guidelines 2017. Prepared for CAIPE by Hugh Barr, Jenny Ford, Richard Gray, Marion Helme, Maggie Hutchings, Helena Low, Alison Machin and Scott Reeves. Caipe, 2017. Disponível em: https://www.caipe.org/resources/publications/caipe-publications/caipe-2017-interprofessional-education-guidelines-barr-h-ford-j-gray-r-helme-m-hutchings-m-low-hmachin-reeves-s. Acesso em: 27 abr. 2023.

CARNEIRO, E. M.; TEIXEIRA, L. M. S.; PEDROSA, J. I. S. A residência Multiprofissional em Saúde: expectativas de ingressantes e percepções de egressos. Phisis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 31, n. 3, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312021310314. Acesso em: 16 set. 2023.

CEZAR, P. K. et al. A psicologia na estratégia de Saúde da Família: vivências da residência multiprofissional. Psicol. Ciênc. Prof, v. 35, n. 1, p. 211-224, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/5tk8YyC5HqVPkmPYhGTJLtt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2022.

COLUCI, M. Z. O.; ALEXANDRE, N. M. C.; MILANI, D. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 3, p. 925-936, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/qTHcjt459YLYPM7Pt7Q7cSn/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 31 jan. 2022.

COSTA, A. C. S. AZEVEDO, C. C. A. A Integração ensino-serviço e a Residência Multiprofissional em Saúde: um relato de experiência numa Unidade Básica de Saúde. Revista Tempus, v. 10, n. 4, p. 265-282, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.18569/tempus.v11i1.2013. Acesso em: 16 set. 2023.

DOMINGOS, C. M.; NUNES, E. F. P. A.; CARVALHO, B. G. Potencialidades da Residência Multiprofissional em Saúde da Família: o olhar do trabalhador de saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 19, n. 55, p. 1221-1232, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0653. Acesso em: 16 set. 2023.

FARIAS, E. O processo formativo de um programa de residência multiprofissional em saúde da família na ótica de egressos. Dissertação (Mestrado acadêmico Campus de Cascavel). Universidade Estadual do oeste do Paraná, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde. 2023. Disponível em: https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/6688/5/%c3%89VELYN_FARIAS.2023.pdf. Acesso em: 16 set. 2023.

FIORANO, A. M. M.; GUARNIERI, A. P. Residência multiprofissional em saúde: tem valido a pena? ABCS Health Sci, v. 40, n. 3, p. 366-9, 2015. Disponível em: https://dx.doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.823. Acesso em: 12 out. 2022.

FLOR, T. B. M. et al. Análise da formação em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil: perspectiva dos egressos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, n. 1, p. 281-290, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/ySNmCLg9L9NWRHm7g6tpkxx/. Acesso em: 16 set. 2023.

LIMA, M. G. S. et al. Perfil e trajetória profissional dos fonoaudiólogos egressos de um programa de residência multiprofissional. Audiology Communication Research, São Paulo, v. 26, n. e2535, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/JG765zrmP5Mz9Jz7KWn9RJM/?lang=pt. Acesso em: 16 set. 2023.

LORDELO, J. A. C.; DAZZANI, M. V. M. A importância do estudo com egressos na avaliação de programas. In: LORDELO, J. A. C.; DAZZANI, M. V. M. Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/6214/1/Estudo%20com%20egressos.pdf. Acesso em: 16 set. 2023.

MACHADO, L. D. S. et al. Competências em promoção da saúde: conformações e recursos mobilizados na residência multiprofissional. Escola Anna Nery, v. 26, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/Y6PGVjKt8d33C7WsvMTKnDS/?lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.

MELLO, A. L. et al. Fatores que interferem no ensino e aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde: revisão integrativa. ABCS Health Sci, v. 44, n. 2, p. 138-146, 2019. Disponível em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/1176/868. Acesso em: 24 jul. 2022.

MERHY, E. E.; GOMES, L. B. Colaborações ao debate sobre a revisão da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. In: GOMES, L. B.; Barbosa, M. G.; Ferla, A. A. (Org.) A educação permanente em saúde e as redes colaborativas: conexões para a produção de saberes e práticas. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2016. p. 67-92. Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-atencao-basica-e-educacao-na-saude/a-educacao-permanente-em-saude-e-as-redes-colaborativas-conexoes-para-a-producao-de-saberes-e-praticas-epub. Acesso em: 5 jun. 2024.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13ª Edição. São Paulo, Rio de Janeiro: Hucitec, Abrasco; 2013.

MONTEIRO, M. S. F. et al. Residência Multiprofissional em Saúde da Família e suas contribuições para os serviços de saúde: revisão integrativa. REAS/EJCH, v. 24, p. e519, 2019. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/519/472. Acesso em: 21 abr. 2023.

OLIVEIRA, J. F. M. et al. Educação Permanente em Saúde como estratégia balizadora do processo de formação em saúde: a experiência da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UESPI. Tempus, actas de saúde colet, Brasília, v. 10, n. 4, p. 171-186, dez, 2016. Disponível em: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/2009. Acesso em: 21 abr. 2023.

OLIVEIRA, J. B. et al. Influência da Residência Multiprofissional na vida profissional de egressos. Revista Inova Saúde, Criciúma, v. 6, n. 1, p.122-139, jul. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320177115_Influencia_da_residencia_multiprofissional_na_vida_profissional_de_egressos. Acesso em: 16 mar. 2024.

PAIVA NETO, F. T. P.; BANDEIRA, A. C. N. Residência multiprofissional em saúde da família como condutora de educação permanente na atenção básica. SANARE (Sobral, Online), v. 18, n. 2, p. 78-85, 2019. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1377. Acesso em: 21 abr. 2023.

PASINI, V. et al. Perfil de Egressos de Residências Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul. Rev. Polis e Psique, v. 10, n. 3, p. 205–225, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpps/v10n3/v10n3a11.pdf. Acesso em: 17 set. 2023.

RODRIGUES, D. F. et al. Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Educação Permanente em Saúde: uma construção de vínculo entre a educação e o trabalho. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. e7410514491, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14491. Acesso em: 21 abr. 2023.

RODRIGUES, R. M.; MORAES, A. C.; SILVA, G. F. Educação permanente e Sistema Único de Saúde. Revista Varia Scientia – Ciências da Saúde, v. 7, n. 1, 2021. Disponível em: https://erevista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/27907/17661. Acesso em: 21 abr. 2023.

SILVA, C. et al. Residência Multiprofissional como espaço intercessor para a educação permanente em saúde. Texto e Contexto em Enfermagem, v. 25, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/SR4N3H7CqdTmtk9tRcshdxh/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.

SILVA, C.T. et al. Educação permanente em saúde a partir de profissionais de uma residência multidisciplinar: estudo de caso. Rev. Gaúcha Enferm, v. 35, n. 3, p. 49 54, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/19831447.2014.03.44512. Acesso em: 10 maio 2022.

SILVA, G. F. et al. Atuação do residente de enfermagem no enfrentamento à Covid19 no município de Cascavel/PR: Relato de experiência. Revista Varia Scientia – Ciências da Saúde, v. 6, n. 2, p. 1-8, 2020. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/26291/16904. Acesso em 10 maio 2022.

SILVA, J. A. S.; LEMOS, E. C.; SOUSA, V. A. Ciclos Temáticos na Residência em Saúde: uma estratégia de Educação Permanente. Saúde em Redes, v. 7, n. 2, p. 1-14, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/PCAPE/Downloads/admin,+Ciclos+Tem%C3%A1ticos+na+Resid%C3%AAncia+em+Sa%C3%BAde.pdf. Acesso em: 16 set. 2023.

SILVA, L. A. A. et al. Avaliação da Educação Permanente no Processo de Trabalho em Saúde. Trabalho, Educação e Saúde, v. 14, n.3, p. 765-781, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/Lt5tHnB9CCDZCkP6hgxYCnS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 8 maio 2022.

SOUZA, L. B.; BONAMIGO, A. W. Integração ensino-serviço na formação de profissionais para sistemas públicos de saúde. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, n.17, v. 3, p. e0021747. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/v7bgnJqXhbQbyQLg8XSvM3x/. Acesso em: 16 mar. 2024.

SOUZA, V. R. S. et al. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paul Enferm, 2021; 34: eAPE02631. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/sprbhNSRB86SB7gQsrNnH7n/. Acesso em: 9 jun. 2024.

VENDRUSCOLO, C. et al. Integração ensino-serviço e sua interface no contexto da reorientação da formação na saúde. Interface Comun Saúde Educ, v. 20, n. 59, p. 1015-25, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/180757622015.0768. Acesso em: 16 set. 2023.

VENDRUSCOLO, C.; PRADO, M. L.; KLEBA, M. E. Integração ensino-serviço no âmbito do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Ciênc Saúde Colet, v. 21, n. 9, p. 2949-60, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232015219.12742015. Acesso em: 16 set. 2023.

WETZEL, C. et al. Análise sobre a formação interprofissional em serviço em um Centro de Atenção Psicossocial. Interface. Botucatu, v. 22, supl. 2, p. 1729- 1738, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S141432832018000601729&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Silva, G. F. da, Rodrigues, R. M., Pio, D. A. M., & Nascimento, D. D. G. do. (2024). RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA : FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(5), 01–20. https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1349

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.