ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ATIVIDADES DA BASE DIVERSIFICADA NO ENSINO MÉDIO

UMA PROPOSTA PARA INCLUSÃO

Visualizações: 330

Autores

  • Helciyane do Firmamento Silva Soares Universidade Estadual do Maranhão https://orcid.org/0009-0005-3715-0023
  • Márcia Raica e Silva Lima Universidade Estadual do Maranhão
  • Almervanda de Souza Campelo Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1336

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Superdotação, Currículo

Resumo

O atendimento de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas regulares está previsto desde a Lei nº 12.796/2013 na modalidade da educação especial, no entanto, pouco se vê práticas direcionadas a estes alunos. No contexto da escola regular, destaca-se o currículo do Novo Ensino Médio estabelecido em 2017, composto por uma parte de formação geral básica e outra parte diversificada que traz como objetivo os alunos cursarem unidades curriculares a partir de seus interesses. Dessa forma, pensar a aplicação de atividades fundamentadas nas AH/SD para a base diversificada é viável, pois o currículo dispõe de horários destinados a situações de aprendizagens de acordo com as particularidades dos alunos. Este estudo tem como objetivo investigar a aplicabilidade de um recurso pedagógico baseado nos fundamentos das AH/SD para atividades da base diversificada em escolas de ensino médio de tempo integral. Trata-se de uma pesquisa mista com estratégias quantitativas e qualitativas, bibliográficas e documentais, utilizando-se da pesquisa-ação educacional que tem como objetivo o aprimoramento da prática. Os resultados indicam necessidade de conhecimento dos profissionais escolares sobre as AH/SD e que o Guia Orientador proposto é viável, visto que promoverá estimulação, reconhecimento e valorização dos interesses, potencialidades e habilidades dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helciyane do Firmamento Silva Soares, Universidade Estadual do Maranhão

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede – Polo Universidade Estadual do Maranhão.

Márcia Raica e Silva Lima, Universidade Estadual do Maranhão

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede – Polo Universidade Estadual do Maranhão.

Almervanda de Souza Campelo, Universidade Estadual do Maranhão

Professora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - Polo Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. 

Referências

ALENCAR, Eunice Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2. ed. São Paulo: EPU, 2001.

BORBA, Renata Siqueira Teixeira. Altas Habilidades ou Superdotação: visíveis ou invisíveis na educação? 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 4024/1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 20 de dezembro de 1961. Diário Oficial da União - Seção 1 - 27/12/1961, Página 11429 (Publicação Original).

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 5692/1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União - Seção 1 - 12/8/1971, Página 6377 (Publicação Original)

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 20 de dezembro de 1996. Brasília, 20 de dezembro de 1996; 175º da Independência e 108º da República.

BRASIL. Congresso Nacional. Processos legislativos da Lei n.12.796, de 4 de abril de 2013. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 25 de jul. de 2023.

BRASIL. Lei nª 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm . Acesso em 10/01/2024.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Portal da Legislação, Brasília, 16 fev. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415. Acesso em: 04 de fevereiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 13/11/2023

BRASIL. Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme prevêem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Diário Oficial da União. 05/04/2019, Edição: 66, Seção: 1, p. 94.

BURNS, D. E. Altas Habilidades/Superdotação: manual para guiar o aluno desde a definição de um problema até o produto final. 1. ed. Curitiba: Juruá. 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CRESWELL, J.W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014.

DELOU, Cristina M. Plano de atendimento educacional especializado: integrando ao plano de ensino com vistas à aceleração de estudos: sugestão adaptada do modelo de Joseph Renzulli. Orgs: VIRGOLIM, Ângela M R; KONKIEWVITS, Elisabete C. In: Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. Campinas: Papirus 2014, p. 411-426

MONTE, Patrícia Melo do; LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes. A formação de professores na perspectiva inclusiva no campo das altas habilidades/superdotação: uma revisão sistemática. In: Anais do 7º Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2016. Disponível em: https://proceedings.science/cbee/cbee7/trabalhos/a-formacao-de-professores-na-perspectiva-inclusiva-no-campo-das-altas-habilidade?lang=pt-br. Acesso em: 21 Abr. 2023.

MIRANDA, Tiago; PIOVESAN, Eduardo. Câmara dos Deputados aprova nova reforma do ensino médio. Agência Câmara de Notícias. Brasília, 20 mar. 2024, 22:55 atualizado 23:54. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1045654-camara-aprova-projeto-da-nova-reforma-do-ensino-medio#comentario. Acesso em: 21 mar. 2024.

PÉREZ, S. G. P. B. Gasparzinho vai à escola: um estudo sobre as características dos alunos com altas habilidades do tipo produtivo-criativo. 2004. 309 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

PIAUÍ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Pedagógicas para Implementação das Unidades Curriculares Eletivas no Novo Currículo do Ensino Médio. Teresina, PI, 2022

RENZULLI, J. S. O que é esta coisa chamada Superdotação e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, 2004. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/375. Acesso em: 19 jul. 2023.

RENZULLI, J. Modelo de enriquecimento para toda a escola: um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 27, n. 50, p. 539–562, 2014. DOI: 10.5902/1984686X14676. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X14676

SILVA, Gemma Galgani Pacheco da. Prática pedagógica mediada pela pedagogia visual: proposta para o desenvolvimento do processo educacional inclusivo do estudante surdo no ensino regular. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva em Rede Nacional, Universidade Estadual do Maranhão.

SOUTO, Maricélia Tomáz De et al.. Educação inclusiva no Brasil contexto histórico e contemporaneidade. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8712. Acesso em: 25 fev. 2024.

TODOS PELA EDUCAÇÃO (TPE). Análise sobre o projeto de lei nº 5.230/2023, enviado pelo Ministério da Educação ao Congresso Nacional, sobre o Novo Ensino Médio. 2023. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2024/03/nota-tecnica-mudancas-novo-ensino-medio-camara-todos-pela-educacao-marco24docx.pdf. Acesso em: 11 de dez. de 2023.

TODOS PELA EDUCAÇÃO (TPE). Análise do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 5.230 de 2023. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2023/12/novo-ensino-medio-analise-do-substitutivo-ao-pl5230-2023-todos-pela-educacao-final.pdf. Acesso em: 11 de dez. de 2023.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n.3, p. 443-466, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

VILARONGA, Carla Ariela Rios. MENDES Enicéia Gonçalves. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Rev. Bras. Estud. Pedagogo. (online), Brasília, v. 95, n. 239, jan./abr. 2014. 139 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/dBz3F9PJFfswJXFzn3NNxTC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 06/07/2023

VILELA, Pedro Rafael. Governo suspende cronograma de implementação do Novo Ensino Médio. Agênciabrasil.ebc.com.br, Brasília, 04 abr. 2023, 17:56. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-04/governo-suspende-cronograma-de-implementacao-do-novo-ensino-medio. Acesso em: 14 out. 2023.

VIRGOLIM, Ângela M. R. Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais/ Ângela M. R. Virgolim – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. 70.: il. Color.

VIRGOLIM, Ângela, M. R.. A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação deestudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, v. 27, n. 50, p. 581-609, 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X14281

Downloads

Publicado

2024-07-16

Como Citar

Soares, H. do F. S., Lima, M. R. e S., & Campelo, A. de S. (2024). ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ATIVIDADES DA BASE DIVERSIFICADA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA INCLUSÃO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1336

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)