ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ATIVIDADES DA BASE DIVERSIFICADA NO ENSINO MÉDIO

UMA PROPOSTA PARA INCLUSÃO

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Autores

  • Helciyane do Firmamento Silva Soares Universidade Estadual do Maranhão https://orcid.org/0009-0005-3715-0023
  • Márcia Raica e Silva Lima Universidade Estadual do Maranhão
  • Almervanda de Souza Campelo Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1336

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Superdotação, Currículo

Resumo

O atendimento de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas regulares está previsto desde a Lei nº 12.796/2013 na modalidade da educação especial, no entanto, pouco se vê práticas direcionadas a estes alunos. No contexto da escola regular, destaca-se o currículo do Novo Ensino Médio estabelecido em 2017, composto por uma parte de formação geral básica e outra parte diversificada que traz como objetivo os alunos cursarem unidades curriculares a partir de seus interesses. Dessa forma, pensar a aplicação de atividades fundamentadas nas AH/SD para a base diversificada é viável, pois o currículo dispõe de horários destinados a situações de aprendizagens de acordo com as particularidades dos alunos. Este estudo tem como objetivo investigar a aplicabilidade de um recurso pedagógico baseado nos fundamentos das AH/SD para atividades da base diversificada em escolas de ensino médio de tempo integral. Trata-se de uma pesquisa mista com estratégias quantitativas e qualitativas, bibliográficas e documentais, utilizando-se da pesquisa-ação educacional que tem como objetivo o aprimoramento da prática. Os resultados indicam necessidade de conhecimento dos profissionais escolares sobre as AH/SD e que o Guia Orientador proposto é viável, visto que promoverá estimulação, reconhecimento e valorização dos interesses, potencialidades e habilidades dos alunos.

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Biografia do Autor

Helciyane do Firmamento Silva Soares, Universidade Estadual do Maranhão

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede – Polo Universidade Estadual do Maranhão.

Márcia Raica e Silva Lima, Universidade Estadual do Maranhão

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede – Polo Universidade Estadual do Maranhão.

Almervanda de Souza Campelo, Universidade Estadual do Maranhão

Professora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - Polo Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. 

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

Soares, H. do F. S., Lima, M. R. e S., & Campelo, A. de S. (2024). ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ATIVIDADES DA BASE DIVERSIFICADA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA INCLUSÃO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1336

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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